Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr Ivan Moutinho (Igreja Boa Vista- Timon) publicado na PG do dia 05/01/2020

Lucas 9:10-17 – Jesus abençoa o insuficiente para nos fazer exceder em abundância.

10 – E, regressando os apóstolos, contaram-lhe tudo o que tinham feito. E, tomando-os consigo, retirou-se para um lugar deserto de uma cidade chamada Betsaida. 11 – E, sabendo-o a multidão, o seguiu; e ele os recebeu, e falava-lhes do reino de Deus, e sarava os que necessitavam de cura.12 – E já o dia começava a declinar; então, chegando-se a ele os doze, disseram-lhe: Despede a multidão, para que, indo aos lugares e aldeias em redor, se agasalhem, e achem que comer; porque aqui estamos em lugar deserto. 13 – Mas ele lhes disse: Dai-lhes vós de comer. E eles disseram: Não temos senão cinco pães e dois peixes,  salvo se nós próprios formos comprar comida para todo este povo. 14 – Porquanto estavam ali quase cinco mil homens. Disse, então, aos seus discípulos: Fazei-os assentar, em ranchos de cinqüenta em cinqüenta. 15 – E assim o fizeram, fazendo-os assentar a todos. 16 – E, tomando os cinco pães e os dois peixes, e olhando para o céu, abençoou-os, e partiu-os, e deu-os aos seus discípulos para os porem diante da multidão. 17 – E comeram todos, e saciaram-se; e levantaram, do que lhes sobejou, doze alcofas de pedaços.

A especialidade dessa narrativa, consiste como o único milagre além da ressurreição, registrado em todos os evangelhos. (Mt 14.13-21; Mc 6.30-44;Jo 6.1-13).

(v.10-12) É compreensível a preocupação dos discípulos com aquelas pessoas que ao findar da tarde, mostravam-se cansadas, famintas e desabrigadas.  A lógica humana dizia-lhes  que a multidão deveria ser mandada embora para buscarem  abrigo e algo para comer em outro lugar, pois estavam em um lugar deserto, além de Betsaida de predomínio gentio, mais difícil de contar com a hospitalidade dos habitantes da região. No entanto, os lugares desertos sempre foram espaços perfeitos para a maravilhosa operação de Deus. Não fiquemos desatentos quanto a esse fato.

Definitivamente, em nenhum instante encontramos registro bíblico de que Jesus tenha mandado alguém embora. Pois, de maneira nenhuma, Ele lança fora alguém de sua presença (João 6.37). Jesus é suficientemente acolhedor e, até hoje, atrai multidões para si mesmo para o bem da notória necessidade e insuficiência humana.

(v.13) Apesar de nossa limitação, Jesus nos ordena a servir. “Daí-lhes vós de comer”; Aquilo que temos em mãos pode ser pouco, e o que podemos comprar, talvez não seja o bastante. Então, o que fazer? A resposta é: NADA!  Pois, é Deus que opera tudo em todos.(I Co 12.6). “E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra; (II Co 9.8).

(14, 15) Para facilitação da distribuição da comida as pessoas são organizadas em divisões de cinqüenta em cinqüenta, sendo mais de cinco mil, provavelmente, haveriam pelo menos mais de uma centena de grupos reunidos a serem atendidos. A palavra de ordem de Jesus é: Assentai-vos! Aquela multidão estava prestes a testemunhar o primeiro milagre que lembra o suprimento de maná para Israel no deserto.

Aquietai-vos e sabei que o Senhor é Deus. (Salmos 46.10). Espere no Senhor, mas, também, quando nos ajuntarmos para comer, espere uns pelos outros (I Co 11.33). Sejamos organizados e pacientes. O Senhor farta e traz abundância aos necessitados. Mas, incondicionalmente, usa da disposição dos homens para  o servirem (os discípulos) e servirem a sua humanidade.

(V. 16,17) Fartura e saciedade é a essência da Graça vinda do Céu. Não importa se temos apenas cinco ou nenhum pão, dois ou nenhum peixe. O que importa e aprendermos com Jesus, e olhar para o Céu, fonte de toda benção para o mundo, de onde Deus sacia toda a fome e sede de justiça, esses são bem-aventurados. Deixo um versículo para nos firmamos na abundância que Deus trouxe para todos os que oram olhando para o Céu: II Corintios 9:8 E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra;”  Deus seja o nosso auxilio, sempre!

Pr. Ivan Moutinho – IB Boa Vista – Timon-MA

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens