Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho publicado na PG do dia 03/11/2019

A PARÁBOLA DA LUZ MANIFESTA
(Lucas 8: 16-18)

16 – E ninguém, acendendo uma candeia, a cobre com algum vaso, ou a põe debaixo da cama; mas põe-na no velador, para que os que entram vejam a luz. 17 – Porque não há coisa oculta que não haja de manifestar-se, nem escondida que não haja de saber-se e vir à luz. 18 – Vede, pois, como ouvis; porque a qualquer que tiver lhe será dado, e a qualquer que não tiver até o que parece ter lhe será tirado.
Uma luz pode se tornar invisível? (vs.16, 17) Jesus usa das metáforas como ninguém, e ensina-nos  importantes lições às multidões.  Quem não possuía não sabe, até hoje, o que é um candeeiro, um velador, um vaso, uma cama? Objetos quase que obrigatórios e úteis para o ambiente de uma casa.
A candeia ou lamparina pode se tornar invisível, se a sua luz for “encoberta”. O vaso sobre a candeia extingue a irradiação da luz no velador (suporte para elevar a lamparina), e, fatalmente, produzirá apenas sombras. Ninguém também ocultaria  uma lamparina acesa debaixo da uma cama . Isso seria uma “tremenda insensatez”. A luz deve estar à vista para iluminar o ambiente e, também, a todos, que porventura, ali estejam. Afinal, não faz nenhum sentido ocultar ou esconder a LUZ.
Aos dezenove anos, conheci uma família crente, todos os membros eram pessoas boas e agradáveis e de bom testemunho pelo relacionamento e tratamento respeitoso entre pai, mãe e os onze filhos. Eu os admirava muito e gostava de estar com eles. Passou o tempo, e aceitei Jesus como meu Senhor e Salvador. Aí lembrei daquela amada família, que, em momento algum não haviam falado a respeito de Cristo. Tremi, e um pouco chateado concluí: Eu poderia ter morrido e perdido sem a chance de ser salvo por Jesus..
Mesmo sendo crente, ao invés de resplandecer a “Luz do Conhecimento”, às vezes,  nos interpomos à Palavra de Deus fazendo sombra em nosso ambiente. Sem sabedoria, encobrimos a luz do ensino de Jesus, em nós mesmo com o vaso do silêncio da omissão, ou, ocultando debaixo da cama da vergonha e covardia. O salmista declara o que ele mesmo fará: Salmos 119:46 – “Também falarei dos teus testemunhos perante os reis, e não me envergonharei.”. Jesus adverte de que as coisas ocultas e escondidas, mais cedo ou mais tarde, fatalmente, serão manifestadas pela luz. O que nós faremos?
Há um sério alerta para aqueles que poderiam ser destacados como úteis candeeiros no velador. Jesus cobra de cada um, a intransferível responsabilidade de ser um ponto de luz neste mundo. “… se estes se calarem, as próprias pedras clamarão;” (Lc 19.40).
Por outro lado, uma divina recompensa: … e aquele que tem, mais ainda lhe será dado. Um princípio constatável, mesmo na dimensão físico material. Aquele que tem, pode angariar mais, investindo parte do seu lucro. É isso mesmo. Devemos investir a nossa vida como luz. Não sejamos ridiculamente omissos desse cuidado, negligentes, filhos relapsos, servos inúteis descumpridores do dever. Lembre o que Jesus falou: … o que parece ter lhe será tirado. Estamos dispostos a arcar com tanto prejuízo espiritual?
Jesus requer que possamos investir no seu reino. “Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.” (Mt 6:20). Paulo reconhece essa grande responsabilidade: “…ai de mim, se não anunciar o evangelho!(I Co 9.16). “Porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido” (At 4:20). A Luz do conhecimento da Palavra de Deus, seja em toda sabedoria e obediência, pontos de luz que iluminam o ambiente escuro e tenebroso. Que possamos iluminar os corações sombrios de multidões de pessoas neste ambiente chamado MUNDO. Mais três conselhos: – Não extingais o Espírito. – Não desprezeis as profecias. – Examinai tudo. Retende o bem. (I Tes 5 19-21). Seja a SUA luz manifesta!

Pr. Ivan Moutinho – IB Boa Vista -Timon-MA

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens