Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr Sérgio Lima – Publicado na PG do dia 07/07/2019

A ESSÊNCIA DO CULTO A DEUS
SALMO 50

Este é o primeiro dos salmos cuja autoria é atribuída a Asafe. Os outros salmos de Asafe estão agrupados entre os salmos 73 e 83.
O salmo 50 começa descrevendo a cena de uma teofania, que é a manifestação da presença de Deus de forma visível. Nesse caso, Deus aparece no meio do fogo e da tempestade: “Vem o nosso Deus e não guarda silêncio; perante ele arde um fogo devorador, ao seu redor esbraveja grande tormenta” (v.3).
Essa aparição de Deus tem por finalidade uma convocação do próprio Deus, para que todo o mundo compareça perante o tribunal do Senhor para ouvir as palavras do grande Juiz: “Fala o Poderoso, o Senhor Deus, e chama a terra desde o levante até ao poente. Intima os céus lá em cima e a terra, para julgar o seu povo” (vs.1,4).
A primeira palavra de Deus contra o Seu próprio povo, diz respeito à falsa adoração, embora Israel não tivesse deixado de cumprir seus rituais de celebração: “Não te repreendo pelos teus sacrifícios, nem pelos teus holocaustos continuamente perante mim” (v.8). O problema era a motivação do povo ao realizar seus sacrifícios. Ao que parece, o povo oferecia culto a Deus, porém esse culto era vazio de significado por não se perceber verdadeiro espírito de gratidão e adoração a Deus. Ao que tudo indica, a única intenção do povo era amenizar a ira de Deus com os seus sacrifícios, e esse era um conceito pagão e idólatra.
Percebemos então, que o culto que agrada a Deus é aquele prestado com uma fé sincera e sem a pretensão de “comprar” o favor de Deus.
Nos nossos dias, muitos ainda acreditam que podem “comprar” o favor de Deus com seus dízimos e ofertas, e outros sacrifícios. Como se as bênçãos de Deus fossem uma espécie de moeda de troca.
O salmo termina com o Supremo Juiz lembrando ao povo que Ele (Deus) não pode ser manipulado pela oferta de sacrifícios vazios; mas o Senhor manifestará a Sua graça salvadora para com aqueles que, desprendidos de qualquer outro interesse, se aproximam do Senhor para adorá-lo em espírito e em verdade. Para a glória daquele que é tudo em todos: “O que me oferece sacrifício de ações de graças, esse me glorificará; e ao que prepara o seu caminho, dar-lhe-ei que veja a salvação de Deus” (v.23). Pare e pense nisso! (Pr. Sérgio Lima, pastor da Igreja Batista Morada do Sol em Teresina – PI).

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens