Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr Ivan Moutinho – Publicado na PG do dia 07/07/2019

 

 

FACETAS DA LIBERDADE HUMANA

 

“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Responderam-lhe: Somos descendência de Abraão, e nunca servimos a ninguém; como dizes tu: Sereis livres? Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado.  Ora o servo não fica para sempre em casa; o Filho fica para sempre.  Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. Jo 8:32-36

Para os filósofos, (Sartre, Descartes, Kant, Marx, etc.), a liberdade é classificada como a independência do ser humano, o poder de ter autonomia e espontaneidade. Para os gregos a liberdade se resumia à cidadania que variava de acordo com a classe social, mais condições financeiras, mais liberdade, menos condição, menos liberdade, e pregavam que apenas os homens estavam aptos a viver em liberdade com plenitude, exceto as mulheres, estrangeiros e escravos. E a liberdade para os judeus, era o que contavam aos seus filhos a história da libertação dos hebreus do Egito, liderada por Moisés. E, também, expressa nas cerimônias religiosas por homens livres, não meramente escravos fugitivos. Então, podemos supor, que em qualquer aspecto do conhecimento, filosófico, cidadania, histórico ou religioso, não há um consenso comum sobre o que vem a ser a prática da LIBERDADE. Essas facetas de liberdade provém  de homens. E para você, particularmente, o que pensa a respeito da Liberdade?

Se não sabemos responder sobre a LIBERDADE, devemos recorrer àquele quem tem toda autoridade sobre o tema, e Ele mesmo veio  “…  A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do Senhor”–  Lc 4.19

Jesus dá a resposta certa, e desvela o “conhecimento da verdade”como sendo o único artifício para a plena liberdade. O salmista sabe disso: “E andarei em liberdade; pois busco os teus preceitos.”  Sl 119.45; e Jesus ora ao Pai, intercedendo até hoje por nós: “- Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.” Jo 17.17. A Palavra de Deus, por excelência, é o único conhecimento que liberta. E, mais, Jesus reivindica ser a própria verdade. “-  Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida;” Jo 14:6a

Jesus é o mais valente (Lc 11.22), vencedor, que veio para destruir o cativeiro dos oprimidos e prisioneiros. Ninguém pode usufruir do gozo da liberdade a não ser pela fé em Cristo.  “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres (Jo 8:36). O cativeiro é o algoz da opressão da alma. Quantas pessoas oprimidas no mundo? A palavra opressão, originalmente, significa forte stress acima do limite que o corpo, alma e espírito do ser humano pode suportar. É ser literalmentesufocado por forças e influências malignas. “E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel é vindo a mim, e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem.” Êx 3:9. Deus ouve, Deus vê. Volte-se para Deus.: “- Clamou este pobre, e o SENHOR o ouviu, e o salvou de todas as suas angústias. Sl 34:6. Enfim, faz-se necessário proclamar a liberdade somente em Cristo.  JESUS LIBERTA!

Um psicanalista diagnostica os sintomas de opressão que leva àdepressão da alma: Falta a esperança, a angústia é inimaginável. Todos têm um histórico de vida despedaçada, e não conseguem, simplesmente,olhar para a vida que vale a pena viver. Vem a falta de sono (insônia), vem a falta de fome, a desnutrição e  profunda tristeza, que , e, por fim, aquela dor dilacerante  e  forte sofrimento que, fatalmente, pode culminar em determinismo desejo de  eliminação do corpo, Amados, nossos pecados não confessados, às vezes tornam-se prisões da alma, como uma escura e tenebrosa masmorra que aprisiona os sentimentos de alegria, as agradáveis emoções e desejos puros do coração. Jesus convida “ Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” : Mt 11:28.

Toda filosofia humana, independência, autonomia, cidadania, memória de antepassados (… somos filhos de Abraão e nunca servimos a ninguém), e rituais religiosos, são apenas algumas facetas de uma suposta liberdade. Mas o conhecimento da verdade é que verdadeiramente liberta. Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão. (Gl 5:1). Sejamos como nosso irmão Paulo: dependente e prisioneiro de Jesus Cristo. Amém!

Pr. Ivan Moutinho – IB Boa Vista – 06-07-2019

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens