Fechar
Buscar no Site

Texto de Roberto Veloso – PG do dia 09/06/2019

JESUS INTERCEDE POR NÓS

“Já não estou no mundo, mas eles continuam no mundo, ao passo que eu vou para junto de ti. Pai santo, guarda-os em teu nome, que me deste, para que eles sejam um, assim como nós.” (João, 17:11)

Quando Jesus estava prestes a passar pelo sacrifício e glória, reuniu-se com os discípulos e realizou a famosa oração sacerdotal contida integralmente no capítulo 17, do Evangelho de João.

A oração sacerdotal pode ser dividida em três partes, nos primeiros cinco versículos, Jesus ora por si, do 6 ao 19, ora pelos discípulos, e do 20 ao 26, pelos futuros crentes na palavra de Deus.

Jesus tem uma preocupação especial com os seus seguidores que permanecem no mundo, enquanto Ele vai para junto do Pai. Essa preocupação se deve ao fato de o mundo ser mau. Vivemos uma época de mentiras, expressadas nas fake news, de homicídios, mais de 60 mil por ano no Brasil, de destruição do meio ambiente, de desagregação familiar, de drogadição generalizada, etc.

A intercessão de Jesus por seus seguidores é precedida de uma declaração muito importante e que deve ser levada em consideração: a aceitação de Sua palavra salvadora.

“Agora, eles reconhecem que todas as coisas que me tens dado provêm de ti; porque eu lhes tenho transmitido as palavras que me deste, e eles as receberam, e verdadeiramente conheceram que saí de ti, e creram que tu me enviaste. É por eles que eu rogo; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus;” (João, 17:7-9)

É maravilhosa essa afirmação, porque para Jesus interceder se faz necessário reconhecer que Ele saiu do Pai e crer em Sua palavra. A intercessão pressupõe o atendimento dessa condição.

É preciso que nos sintamos pertencentes a Jesus como uma unidade. Jesus em nós e nós Nele, como se fossemos um só. Para isso, Jesus orou pelos que iriam se converter depois de Sua partida.

“Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra; a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste.” (João, 17:20-21)

Esse pertencimento é uma dádiva de Deus a nós os crentes em Sua palavra. Por estes, Jesus roga e intercede em todos os momentos.

Por Roberto Veloso
Igreja Batista do Olho D´Água (São Luís-MA)

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens