Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Hamilton Rocha publicado na PG do dia 02/06/2019

HOMO HOMINI LUPUS

“O lobo habitará com o cordeiro, e o leopardo se deitará com o cabrito. O bezerro, o leão e o animal de engorda viverão juntos; e um menino pequeno os conduzirá.” (Isaías 11:6)

Pr. Hamilton Rocha

    Plauto, famoso poeta latino disse: “Homo hominilúpus”. “O homem é lobo para o próprio homem”. “O homem é lobo do homem”. Não lobisomem, que é lobo for fora, mas homem lobo porque é lobo por dentro. Não vestido de lobo, mas lobo vestido de homem. Daí a imagem criada por Plauto.

    Mas lobo por quê? Porque é mau como o lobo. As Escrituras Sagradas nos revelam sem rodeios o que é a natureza humana: “E o Senhor viu que a maldade do homem na terra era grande e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era continuamente má.” (Gn.6:5). “Se vós, sendo maus, sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está no céu, dará boas coisas aos que lhe pedirem!” (Mateus 7:11). “Uma geração má e adúltera pede um sinal, mas sinal algum lhe será dada, a não ser o sinal de Jonas. E, deixando-os, retirou-se.” (Mateus 16:4).

    Lobo porque tem coração de fera. Vive farejando sangue. Carniceiro. Animal de presa. Espalhando o ódio, o terror por toda a parte. Traiçoeiro. Que não uiva para anunciar a sua presença, mas que espreita a vítima para surpreendê-la.

    Mas quem é a vítima? Outro lobo, outro homem. Pode ser também uma ovelha indefesa, que é seu melhor petisco. Isto é: gente simples, mansa, inofensiva, inerte, costuma servir de suculento repasto ao homem lobo.

    Porém, pode acontecer um fato surpreendente: o lobo conviver com a ovelha. Animais selvagens misturados com animais domésticos (Isaías 11:6). O que é de causar espécie no texto acima não é o insólito rebanho, em que feras se misturam com rezes, mas o pastor: um menino.Que menino será esse? Jesus. O menino que nasceu em Belém. Numa estrebaria. Ele é o bom Pastor.

    E o que ele fez para dominar o homem lobo? Açoitou-o como fazem os domadores? Prendeu-o numa jaula? Nada disso. O que ele fez só ele pode fazer: transformou o lobo em ovelha. Mudou o homem por dentro, fazendo um transplante de corações: tirando o coração de pedra e pondo no lugar um coração de carne. Como nos diz o texto sagrado: “E lhes darei um só coração, e porei dentro deles um novo espírito, tirarei deles o coração de pedra e lhes darei um coração de carne, para que andem nos meus estatutos, guardem as minhas normas e as cumpram; e eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.” (Ezequiel 11:19,20). Então o lobo pode viver pacificamente com a ovelha.

    Os homens preferem esmagar seus inimigos como se faz com um réptil perigoso. Cristo prefere espremer a peçonha que se acumula no coração humano, fazendo do inimigo, um amigo. Porque o homem transformado pela graça de Deus nunca mais quererá odiar, senão amar.Pacificar, em vez de hostilizar. Só Jesus pode fazer da humanidade um rebanho. Se ela aceitar o seu domínio, porque de outra maneira a humanidade continuará a ser uma alcateia de lobos e não um rebanho de ovelhas.

    Cristo conquista a paz não com uma espada ou chicote nas mãos, mas com as mãos numa cruz. Não matando, mas morrendo. Derramando seu próprio sangue.

    Na noite em que nosso Senhor nasceu, os anjos cantaram um hino de duas estrofes:  “Glória a Deus nas alturas e paz na terra entre os homens.” (Lucas 2:14). Deus primeiro; depois o homem. O papel de Cristo é reconciliar a criatura com o Criador. Só Cristo pode proporcionar ao homem a verdadeira paz. Paz perfeita, com firma reconhecida. “A minha paz” (João 14:27). O apóstolo Paulo refere-se a essa paz como aquela que “ultrapassa todo o entendimento” (Filipenses 4:7).

    A paz social é, pois, o consequente; a paz individual, o antecedente. Haverá paz no mundo quando a humanidade, de alcateia de lobos, for transformada em rebanho de ovelhas, ovelhas do bom Pastor. Não é sem razão que nosso Senhor é chamado de Príncipe da Paz (Isaías 9:6).

    Chegará o dia em que isso se cumprirá como cumprimento de profecia: “Porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar.”(Isaías 11:9).

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens