Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho – PG do dia 12/05/2019

A SAÚDE ENTRE O PERDÃO E A CURA

Qual é mais fácil? dizer: Os teus pecados te são perdoados; ou dizer: Levanta-te, e anda? – Ora, para que saibais que o Filho do homem tem sobre a terra poder de perdoar pecados (disse ao paralítico), a ti te digo: Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa.” – LUCAS 5.23-24 –

Estamos diante de duas questões pertinentes a todo ser humano vivente na terra: Perdão e Cura.   Duas coisas distintas, mas não desassociadasuma da outra. Não temos nenhum controle  destas questões, somente Deus tem toda autoridade sobre a terra tanto para perdoar pecado e curartoda e qualquer enfermidade.

O Pecado no homem é a barreira que o separa de Deus desde o rompimento da amizade no Éden. Somente o perdão vindo de Deuspode reaproximar a criação do seu Criador.

O perdão de pecado, também, tem a ver com cura e restabelecimento da saúde de uma pessoa. Por isso, é fundamental ser perdoado por Jesus. A cura de Jesus, é condizente com a restauração da saúde, física, mental e espiritual.

Humanamente, perdoar não é algo fácil, mas, extremamente necessário. Devemos aprender com Jesus a perdoar com o perdão que Ele nos perdoou. O exercício do perdão, ou seja, perdoar e pedir perdão, fazem parte do contexto nos relacionamentos das pessoas. O ideal é conviver pacificamente uns com os outros. “Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.” (Rm 12.8), depende de cada um.

Se não existe a paz, é porque houve ofensa, e a única solução para o ofensor é pedir perdão e para o ofendido, liberar o perdão.

Jesus tornou evidente  que o paralítico perdeu a capacidade de locomoção por causa do peso de muitos pecados. Os pecados realmente são fardos que impedem o regozijo da alma. Ninguém pode dizer que está  de bem com a vida se em sua caminhada não aprender que Jesus perdoa aliviando os nossos pecados, e que semelhantemente devemos liberar o perdão e aprendermos, ainda, a ter humildade para pedir perdão àqueles os quais temos ofendido. Disso depende a manutenção de nossa amizade com o próprio Deus que perdoa pecados. “Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está nos céus, vos não perdoará as vossas ofensas.” (Mc 11.26).

O perdão é a parte mais importante do ensino de Jesus. Sem perdão não há paz, sem perdão as profundas raízes de amarguras não podem ser arrancadas, sem perdão o cálice da vingança fica cada vez mais ácido e intragável. Quantas pessoas paralisaram em suas vidas e não conseguem prosseguir sozinhas e às vezes são literalmente carregadas por pessoas de boa fé? Quantos filhos que não perdoam seus pais? Quantos esposos e esposas que não se perdoam? Quantos irmãos não se falam há anos?

Jesus foi enfático: “o Filho do homem tem sobre a terra poder de perdoar pecados (disse ao paralítico) (v.24). O que tem nos impedido de sermos alegres? Percebam que a cama da enfermidade, não deve ser o motivo da nossa tristeza, porque o Senhor nos sustenta na enfermidade e afofa o  nosso leito..

Jesus perdoou os pecados daquele que era paralítico e ordenou:“Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa.” Aquele homem agora carregaria a sua cama e não mais seria carregado por ela. Fora perdoado pelos seus pecados e assim deveria voltar para a sua casa e anunciar que JESUS PERDOA PECADOS, pela fé que temos Nele.

Ora, se Jesus perdoa, Ele requer que aprendamos a pedir perdão àqueles que ofendemos. Então, a nossa casa, o nosso lar, junto aos familiares é aonde, principalmente, devemos exercitar o perdão … vai para tua casaperdoa e peça perdão …

Amados, á medida que vamos aprendendo sobre a liberação do perdão, é quando estaremos sendo aperfeiçoados no amor de Deus e mantemos comunhão e amizade com o Senhor. Prossigamos assim com fé, pois sem Fé é impossível agradá-lo. O Senhor seja nosso auxílio e nos ajude a praticar o Perdão!

Pr. Ivan Moutinho – IB Boa Vista – Timon-MA, 11-05-2019

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens