Fechar
Buscar no Site

O Pior De Todos Os Desastres Da Humanidade – Publicado na PG do dia 17/02/2019

O PIOR DE TODOS DOS DESASTRES DA HUMANIDADE

“E, NAQUELE mesmo tempo, estavam presentes ali alguns que lhe falavam dos galileus, cujo sangue Pilatos misturara com os seus sacrifícios. 2 – E, respondendo Jesus, disse-lhes: Cuidais vós que esses galileus foram mais pecadores do que todos os galileus, por terem padecido tais coisas? 3 – Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis. 4 – E aqueles dezoito, sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, cuidais que foram mais culpados do que todos quantos homens habitam em Jerusalém? 5 – Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis.” ( Lucas 13.1-5)

Desde que o mundo é mundo, fatos e acontecimentos sempre, terão o envolvimento de pessoas em uma notícia. Aliás, a primeira noticia de crime de morte, poderia ser anunciada num Jornal, assim: MOVIDO POR CIÚMES, HOMEM MATA O SEU PRÓPRIO IRMÃO! Daí em diante, as notícias de homicídios e desastres vem se avolumando e registradas no decorrer da história da humanidade. Mesmo que a tragédia atinja pessoas ao nosso redor, muitos acham que estarão isentos, ou que pelo menos, nunca acontecerá com eles, ou, por outro lado, afloram sentimentos de MEDO e ANGUSTIA, de alguémimaginar que pode ser a próxima vítima.

Jesus morou com sua família na cidade de Nazaré, na região da Galiléia. Por isso, Ele, era conhecido como o Galileu. No texto diz que “alguns, talvez propositalmente, falavam dos galileus, “cujo sangue Pilatos misturara com os seus sacrifícios”(v.1), esta informação sugere uma manchete de jornal: “Governo Romano mata Galileus rebeldes no templo.”  Jesus,  o Galileu,  replicou: “Vocês pensam que eles eram mais pecadores do que todos os galileus?”(v.2) e, adverte: “se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis”(v.3,5). Tragédia por tragédia, Jesus refere-se a um outro acontecimento que envolveu dezoito pessoas que pereceram debaixo dos escombros de uma torre em Jerusalém conhecida por Siloé.

Devo fazer uma consideração: Jesus não se refere a que tipo ou motivode acontecimento, se foram mortos por questões religiosas ou se estavam num lugar errado no momento errado. Jesus não faz distinção a qual região os vitimados pertenciam, se eram galileus ou não, ou, se  habitavam em Jerusalém ou em qualquer outra região. Jesus coloca todas as questões do perecimento humano como sendo “farinha do mesmo saco” – “todos de igual modo perecereis.”

Jesus atrai a atenção dos seus ouvintes para um “desastre” bem mais grave do que as mortes dos galileus ou dos dezoito em Jerusalém, ou qualquer catástofre que aconteça em qualquer tempo no mundo. Lembramos das recentes ocorrências em Minas, o rompimento da barragem de Brumadinho, as vítimas de morte do temporal na cidade do Rio de Janeiro, e, ainda, os dez meninos que morreram no incêndio no Centro de Treinamento do Flamengo. Qual é a pior das tragédias? Famílias, adultos, jovens, adolescentes, crianças, muitos planos enterrados, anseios levados pelas tempestades e torrentes de águas, e sonhos desvanecendo como fumaça, tornados em cinzas. A quem atribuir culpa? Quem são os responsáveis pelos desastres? É o que resta,reivindicar.

Não é que Jesus dê menos importância para aquele ou outro acontecimento que resulta em morte de pessoas. Mas Ele quer abrir nossos olhos àquilo que, realmente, deve nos preocupar. “Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.” Mt 6:34.

Mesmo se formos surpreendidos e inadvertidamente viermos a participar como protagonistas vítimas em um grande e terrível desastre, que sejamos “cientes”, que a pior tragédia humana é perecer por causa do pecado. O “antídoto”, o remédio infalível, a perfeita solução para não perecer eternamente é aquele que nos garante a vitória sobre a morte: JESUS, que diz: ”E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. (Jo 10.28)”. Confiemos naquele que venceu a morte, e nós venceremos com Ele. Amém!

Pr. Ivan Moutinho – Igreja Batista Boa Vista, Timon-MA, 09.02.2019

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens