Dolores Soares fala na Rádio Assembleia sobre o Projeto BF Empreendedor realizado na periferia de São Luís
A professora Dolores Soares falou, na manhã desta segunda-feira (29), sobre os trabalhos do Projeto BF Empreendedor, realizados em São Luís, durante entrevista concedida ao programa ‘Sustentabilidade na Prática’, da Rádio Assembleia (96,9 FM).
Na condição de coordenadora do Projeto BF Empreendedor, a professora Dolores Soares, entrevistada pelas radialistas Maria Regina Telles e Adriane Paiva, discorreu sobre educação empreendedora e ações sustentáveis.
Ela informou que o projeto, iniciado no Bairro de Fátima e outras áreas periféricas de São Luís, com o objetivo de capacitar mulheres para o empreendedorismo, está comemorando seis anos de existência e, agora, parte para uma experiência nova: a articulação com escolas da rede municipal de ensino.
Graduada em Letras, Dolores Soares assinalou que, após adquirir experiência como professora, palestrante e líder comunitária, buscou capacitação nas áreas de liderança e mobilização social. “Foi nessa circunstância que, no ano de 2018, tive a ideia de fundar um projeto social voltado para mulheres da periferia, em sua maioria mulheres negras e mães solteiras”, declarou a professora.
Ela acrescentou que hoje o projeto mantém parcerias importantes com o Sebrae, Rede Mulheres Empreendedoras, Itaú Social, Instituto Natura e outras instituições.
Além de intensificar os contatos com entidades comunitárias do Bairro de Fátima, a coordenação do Projeto BF Empreendedor está estendendo seus trabalhos em outras áreas suburbanas: “Para nós, periferia não é carência; periferia é potência. Por essa razão, o nosso foco é buscar capacitação para mulheres, geralmente negras, na periferia de São Luís. O que queremos é que estas mulheres sejam empoderadas e capacitadas para enfrentar os desafios do dia a dia”, frisou Dolores Soares.
Ela enfatizou que, ao longo de seis anos, mais de 2 mil mulheres já foram beneficiadas pelo projeto. “Inúmeras mulheres já foram impactadas pelo nosso trabalho, com diversos cursos e oficinas de capacitação”, ressaltou.
No segundo bloco do programa ‘Sustentabilidade na Prática’, a entrevistada foi a microempresária Francisca Alves, proprietária da Plenitude Lanches, microempresa que funciona desde 2020 no bairro Coroadinho. “Nós somos fruto do projeto BF Empreendedor, com muito orgulho”, afirmou Francisca Alves, cuja empresa trabalha com encomendas de salgados, tortas, lanches, pastéis e bolos caseiros.
Cozinheira profissional, Francisca Alves declarou que agora resolveu fazer o curso de graduação em Gastronomia, para ampliar a atuação de sua pequena empresa na fabricação de doces e salgados.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.