Fechar
Buscar no Site

Livro de Nery Mendonça abre ano literário de 2024 em São Luís na noite deste sábado


O ano literário maranhense começa em São Luís, na primeira semana de 2024. E, diferentemente de outros eventos culturais do gênero, o ano estreia com um livro e duas “novidades”: uma nova autora e uma nova personagem.
O livro chama-se “Tudo Azul de Bolinhas Brancas”, 245 páginas, Editora Estampa. Será lançado às 19h do dia 6 de janeiro, sábado, na Livraria AMEI, no São Luís Shopping (Av. Prof. Carlos Cunha, 1000, bairro Jaracati, São Luís). A autora é Nery Mendonça, que apresenta uma personagem bem conhecida dela: Dona Raimunda Mendonça, “figura imponente e guerreira” e “conselheira de gerações”, na definição do filho Fernando Mendonça, que é juiz de Direito e marido da Autora. Segundo Fernando Mendonça, o livro é “bem gostoso de ler e narra o passar de cinco gerações das famílias Rego e Mendonça”.
Ele acrescenta: “São muitas deliciosas histórias de vidas, experiências de famílias comuns, recheadas de boas pitadas de informações sobre o ambiente da floresta amazônica no começo do século passado, a miscigenação de raças, fatos históricos da Velha São Luís”. No evento de lançamento, músicos e cantores, os amigos da homenageada, Marco Duailibe, Plínio Fontenele, Alessandro Batista, Fernando de Carvalho, Thaynara Oliveira, acompanhados pelo pianista Renato Serra, prestarão a sua homenagem a Raimunda Mendonça, interpretarão canções de que Raimunda Mendonça mais gostava. Em resumo, o lançamento do livro de Nery Mendonça será uma agradável noite de letra e música.
A obra é prefaciada pelo advogado Carlos Nina, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão e do Rotary Club. Para Nina, “Dona Raimunda Mendonça de Sousa era assim. Múltipla, ao longo de sua vida. Sendo ela mesma, sempre. Determinada, mas compreensiva; tolerante, mas persistente; humilde, mas altiva; realista, mas otimista. Assim enfrentou as adversidades que suas circunstâncias lhe impuseram quando constituiu sua própria família. Nada disso impediu que seus filhos fossem criados em ‘clima de união familiar, de respeito, bondade e solidariedade’”.
A autora selecionou diversas fotografias, que integram a obra, e colheu e documentou no livro depoimentos e testemunhos de amigos e familiares, que enriquecem o conjunto de referências pessoais e históricas.
Os trabalhos de revisão e supervisão editorial do livro foram confiados ao jornalista e escritor maranhense Edmilson Sanches, que também assina o texto da quarta capa. Para Sanches, “de entrada, este livro – ‘Tudo Azul de Bolinhas Brancas’ – nos revela dois encantos: a História maiúscula de Dona Raimunda Mendonça, sua vida ricamente simples, seu exemplo simplesmente rico; e a leveza, fluidez, mansuetude textual, de estilo, de Nery Mendonça”.
“Quem estiver com este livro não estará apenas com uma obra de papel e tinta, mas com um relicário de quase um século de Vida, Vida em abundância, como a vivida por Dona Raimundinha. Abundância que não é fartura, excesso, opulência, mas riqueza – riqueza, primeiro, de bom e firme caráter (sem o que, honestamente falando e agindo, não se vai adiante). Riqueza de vontade, de visão, de talentos potenciais e de energia para fazer acontecer. E mais, muito mais: riqueza de fé, a ‘embalagem’ que envolve e sustenta todos os demais valores e os torna consequentes. Só mesmo tendo vivido quase um século para Dona Raimundinha ter sido a mulher de fé e lutas que foi, ter tido as felicidades pessoais e familiares que teve, após anos de carências e de acinzentamento, de suportação e, com a Graça de Deus, de superação”.
Segundo Edmilson Sanches, “Dona Raimundinha entra em ‘estado de Literatura’ por meio de Nery Mendonça, que é do Clã, que a conheceu bem, que com ela (con)viveu, que a ela se dedicou, que com ela se alegrou e que por ela sofreu até os instantes finais da infinita Raimundinha. Agora, Nery, pelo ‘milagre’ da obra impressa, restitui Raimundinha para a ternura e para a eternidade. Dona Raimunda, na memória dos Familiares e Amigos, é um verdadeiro diamante. E diamantes, como verdadeiramente se sabe, são para sempre…” (EDMILSON SANCHES)
_____
O QUÊ – Lançamento do livro “Tudo Azul de Bolinhas Brancas” (245 páginas), de Nery Mendonça.
QUANDO – Às 19h de sábado, 6 de janeiro de 2024.
ONDE – Livraria AMEI, no São Luís Shopping (Av. Prof. Carlos Cunha, 1000, bairro Jaracati, São Luís – MA)

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens