Fechar
Buscar no Site

Nery Mendonça faz no sábado o primeiro lançamento literário de 2024 em São Luís


O primeiro grande lançamento literário em São Luís já tem data marcada: será no próximo sábado, dia 6 de janeiro, às 19 horas. O evento acontecerá na Associação Maranhense de Escritores Independentes (AMEI), no Shopping São Luís.
Trata-se do livro “Tudo Azul de Bolinhas Brancas”, escrito por Nery Mendonça. Esta obra, baseada em depoimentos de Raimunda Mendonça, é um testemunho de fatos históricos marcantes como as passagens por São Luís do vitorioso revolucionário de 30, Juarez Távora, de Vargas, de Chateaubriand, da nave Graf Zeppelin e de eventos que ficaram na memória da velha cidade, como a Greve de 1951.
O livro narra as experiências vividas por cinco gerações em seus contextos, desde o Médio Xingu até São Luís, passando por Belém e Fortaleza. Trata-se de uma verdadeira saga de uma personagem cujos ancestrais, pelo lado da mãe, assistiram a mescla de um pai branco e a esposa indígena na realidade de fronteira entre o Pará e o Amazonas, em pleno ciclo da borracha.
Era a época em que se vivenciavam as durezas da vida dos pioneiros na exploração da borracha em ambientes naturais, povoados por indígenas inamistosos e animais selvagens e, pelo lado paterno, um cotidiano rural dos campos de Viana, onde a mistura entre o português e negra era um verdadeiro tabu.
Durante o lançamento, haverá a apresentação de um curto documentário e apresentação especial de cantores locais rememorando as belas canções que eram as preferidas da homenageada Raimunda Mendonça.
Nery Mendonça, paulista de nascimento e cidadã ludovicense, graduou-se em pedagogia e museologia, e mestranda em artes, patrimônio e museologia pela UFPI, fundadora do Ecomuseu Sitio do Físico e membro do Conselho Internacional de Museus (ICOM).
Mora no Maranhão há 43 anos, onde se inseriu no ambiente cultural e museológico da cidade, com participação nos movimentos socioambientais.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens