Fechar
Buscar no Site

Aos 85 anos, Carlos Guterres escreve últimos capítulos de sua autobiografia

O ex-deputado Carlos Guterres pretende lançar livro com sua autobiografia logo no início de 2024


O ex-deputado Carlos Guterres, que durante 16 anos consecutivos exerceu mandato na Assembleia Legislativa do Maranhão, está às voltas com um novo livro, intitulado “Vida e história”. É uma autobiografia, que ele pretende lançar logo no início de 2024.
Os originais deste livro estão sendo cuidadosamente revisados, com a checagem das datas e dos episódios mais importantes. “Quero deixar este livro como uma modesta contribuição, um legado da minha história de vida”, afirma o autor.
Filho de Eglantine Guterres Moreira e de Alberto Queiroz Moreira, o ex-deputado Carlos Guterres Moreira nasceu em São Luís no dia 10 de novembro de 1938.
Começou sua carreira profissional como servidor da Câmara Municipal de São Luís, onde chegou a ocupar o antigo cargo de diretor de Debates.
Cursou especialização em Administração Municipal na Universidade Nacional de Brasília (UNB), no ano de 1967. Aprovado em concurso público, foi nomeado em 28 de abril de 1968 para exercer o cargo de auditor fiscal em São Luís.
Iniciou sua carreira política aos 34 anos de idade, ao disputar as eleições realizadas no dia 15 de novembro de 1972, data em que se elegeu vereador em São Luís. Exerceu apenas um mandato na Câmara Municipal de São Luís, no período de 1973 a 1974 (apenas dois anos).
Em novembro de 1974, filiado ao MDB, conseguiu eleger-se deputado estadual pela primeira vez. Exerceu quatro mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Maranhão, onde por diversas ocasiões foi o líder da bancada da Oposição.
Depois de ter sido eleito em 1974, sempre no MDB, Carlos Guterres foi reeleito em 1978, 1982 e 1986.
“Fui um dos fundadores do MDB no Maranhão. Fui, com muito orgulho, a ficha nº 1 em São Luís”. Além de ter sido deputado estadual por 16 anos consecutivos, e líder da Oposição, Carlos Guterres também chegou a ocupar o cargo de vice-presidente da Assembleia Legislativa.
“Fui o 1º Vice-Presidente Constituinte da Assembleia Legislativa do Maranhão”, afirma ele. No Governo Epitácio Cafeteira, Guterres foi secretário de Esportes e Lazer (15/03/1987).
No governo da prefeita Conceição Andrade, foi secretário de Terras, Urbanismo e Habitação (01/01/1996). Guterres candidatou-se a prefeito de São Luís em 1988 e 1992 – perdeu estas duas eleições. Depois tentou a eleição de deputado estadual em 1990, 1994 e 1998, mas sem lograr êxito. Sua última eleição foi em 2016, quando se candidatou a vereador de São José de Ribamar pelo PMDB e obteve 268 votos, sem lograr êxito.
Depois disso, foi por quatro vezes presidente da Associação dos Ex-Deputados Estaduais do Maranhão (AEDEM), entidade fundada em São Luís no dia 13 de março de 2007.
Além dos embates políticos, que são destaque neste livro autobiográfico que está escrevendo, Carlos Guterres fala também de seus pais e de seus irmãos Rui Guterres Moreira e Wanda Moreira Itapary. Fala ainda de sua saudosa esposa, Susana Moura Moreira, a companheira inseparável durante 53 anos, que faleceu em 2012. Desse matrimônio, nasceram os filhos Alberto Queiroz Moreira Neto e Karla Moura Moreira.

Trajetória, diplomas e condecorações

Clique aqui:

Trajetória, diplomas e condecorações

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens