Fechar
Buscar no Site

Wilmar Reis, ciclista maranhense campeão, celebra 72 anos de idade e fala de suas vitórias e desafios

Atleta maranhense apaixonado por ciclismo e mountain bike, Wilmar Reis comemora sua nova idade, 72 anos, desde a semana passada


Desde a semana passada, Wilmar Reis, ciclista maranhense campeão, celebra com amigos e familiares sua nova idade: 72 anos. Ele nasceu em São Luís, na Maternidade Benedito Leite, no dia 20 de outubro de 1951. Diz que começou a gostar de bike aos 16 anos, na fase em que fazia biscates com aluguel de bikes no Sacavém e passou a pedalar indo até o São Cristóvão ou então até o Monte Castelo.
“Daí eu peguei o gosto de pedalar e não parei mais. Foi quando tive a chance de trabalhar numa empresa de propaganda, a Prol Propaganda e Turismo Ltda, que funcionava no Monte Castelo e era uma das mais fortes de publicidade da ilha. Foi nessa época que comprei uma bike de segunda mão e fiz dela o meu meio de transporte pedalando todos os dias. Esse era meu treino para eu participar de todas as corridas de bike que apareciam aqui em São Luís”, afirma Wilmar Reis.
Ele conta que a primeira prova de que participou foi uma corrida da Praça da Saudade até a Praça Gonçalves Dias. “Eu fiquei em décimo lugar, o que para mim foi muita coisa porque até então eu ainda não tinha participado de nenhuma prova. Aí eu comecei a treinar com os ciclistas para chegar até a cidade de Rosário; daí fui pegando a manha e passei a manjar os treinos e a ganhar corridas”.
A dedicação pelo esporte é o que faz do atleta um verdadeiro campeão. Além do trabalho mental de se manter focado durante os treinos, ele diz que estar com atenção aos detalhes faz toda a diferença para uma boa performance.
“Sou um atleta muito detalhista e competitivo, por isso, gosto de estar atento ao equipamento que utilizo. Foi assim que consegui ser campeão maranhense de ciclismo e mountain bike na minha faixa etária várias vezes”.
Superação é a expertise do atleta. Foram vários os incidentes que já aconteceram em sua carreira e em sua vida pessoal. Apesar de alguns percalços, ele já foi também tetracampeão pela equipe da Associação da Alumar.
Atleta multifacetado e apaixonado por esportes, Wilmar Reis destaca-se por sua ampla experiência como profissional. Desde que conheceu o esporte, ainda na adolescência, nunca mais parou. A paixão pelo ciclismo virou amor e logo logo ele já estava enfrentando a primeira competição dentro da modalidade.
De lá para cá, tem sido um agente muito importante na disseminação do ciclismo de qualidade no país. “Fui ainda campeão aqui da Norte e Nordeste. Ganhei vários duatron na minha faixa etária e fui campeão no Amapá e ganhei provas em Belém do Pará. Fiz a Volta da Bahia. Fiz várias vezes os 100 km entre Rio e Lagoinha e fui várias vezes campeão na minha faixa etária”.
Com uma coleção de emocionantes e grandes vitórias, o atleta encara com muita paixão e firmeza os processos que o levaram até o sucesso. “Eu já estive em Pernambuco, em Jaú, no interior de São Paulo, Rio Grande do Norte, Paraíba, Teresina e Fortaleza. E fui várias vezes em Imperatriz, onde também ganhei na minha faixa etária”.
Wilmar Reis gosta muito de falar sobre os desafios superados e sobre suas vitórias. Nem só de equipamento vive um bom atleta. Ele costuma dizer que quem quer muito faz até milagre.
“Eu sou também adepto do cicloturismo. Já fui duas vezes para São Paulo e Rio de Janeiro, percorrendo mais de 3.520 km e isso não é mole não. A primeira vez consegui fazer o percurso em 16 dias e na segunda vez foram 22 dias. Hoje eu me orgulho muito das 356 medalhas que eu tenho”, ressaltou o ciclista campeão.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens