Fechar
Buscar no Site

Osmar Filho defende criação de uma Frente Parlamentar em Defesa da Baixada e do Litoral Norte do Maranhão

O deputado Osmar Filho prioriza proposições que tratam de questões nas áreas de infraestrutura, educação e saúde


O deputado estadual Osmar Filho (PDT) é um dos parlamentares mais afinados com os problemas enfrentados pelas parcelas mais pobres da população. Ele defende a criação de uma Frente Parlamentar em Defesa da Baixada Maranhense, com o objetivo de encontrar mecanismos de melhorias para os indicadores socioeconômicos da região.
“A Baixada tem grande potencial turístico e, ainda assim, é uma das mais pobres e vulneráveis do nosso Estado”, frisou. Ele explica que a ideia é promover um amplo planejamento no intuito de fomentar o turismo e a melhoria da qualidade de vida das pessoas da região, mas sempre com o foco na proteção do meio ambiente.
Osmar Filho acumula hoje a experiência de quem entrou cedo na política. Em 2008 foi eleito o vereador mais jovem, aos 21 anos de idade, com a expressiva votação de quase 7 mil votos e, em 2013 assumiu a Secretaria de Articulação Política do Município de São Luís, a convite do então prefeito Edivaldo Holanda Júnior.
Nas eleições de 2016 foi eleito vereador para o seu terceiro mandato, como o mais votado da capital maranhense, com a expressiva marca de 9.809 votos, assumindo na oportunidade a liderança do governo no Parlamento Municipal e a relatoria de uma das comissões técnicas mais importantes da Casa, a de Orçamento.
Em 2017, foi eleito membro do Diretório Nacional do PDT, instância máxima do partido. Já foi vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Luís, tendo sido eleito o presidente mais jovem da história do Legislativo Municipal aos 31 anos, para o biênio 2019-2020.
Osmar Filho diz que, durante sua administração, conseguiu grandes avanços para Parlamento Municipal, como a realização do primeiro concurso público e a conquista do ISO 9001, honraria internacional que certifica com selo de qualidade as instituições públicas, sendo essa Casa Legislativa a terceira do país a possuir um selo internacional.
Na eleição de 2020 ele se reelegeu para o quarto mandato e novamente foi o vereador mais bem votado de São Luís, com 7.447 votos. Em 1º de janeiro de 2021 foi empossado como vereador e reconduzido ao cargo de presidente da Câmara Municipal para o biênio 2021/2022. Em dezembro de 2022, por decisão da Diretoria Executiva Estadual do PDT, assumiu a presidência municipal do partido na capital maranhense no período 2023-2026.
Em 2022, foi eleito como deputado estadual com 50.117 votos e, estreante no Parlamento Estadual, assumiu também a 3ª Secretaria da nova Mesa Diretora, eleita por unanimidade. Na oportunidade, também assumiu o comando da Ouvidoria Geral da Casa, órgão responsável por fazer a interlocução entre a Assembleia Legislativa e a sociedade. Nesta semana que passou, por ocasião das atividades parlamentares na Alema, após o recesso regimental, ele concedeu esta entrevista ao Jornal Pequeno:
JP – Que avaliação se pode fazer desta fase inicial de seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa?
OF – Nos últimos seis meses, tenho trabalhado incansavelmente para representar os interesses dos cidadãos do nosso Estado. Tenho me concentrado em questões de infraestrutura, educação e saúde, e tenho orgulho do trabalho que temos realizado.
Digo sempre que sou um deputado municipalista, porque eu sei que os problemas não serão resolvidos apenas dentro do gabinete e eu não quero ficar em gabinete. Quem me acompanha, através das nossas redes sociais sabe, estou nas ruas diariamente conversando, ouvindo e dialogando seja com um grupo de oposição ao nosso ou não, porque eu não faço política dessa maneira, quanto pior, melhor. Ao contrário, o nosso mandato é feito para o povo e para melhorar a vida dos maranhenses. É só o começo! Temos muito trabalho pela frente.
JP – Quais as ações mais positivas de seu mandato até agora?
OF – Posso afirmar que temos muitas ações positivas. Nesses seis meses, protocolamos 30 proposições e, entre elas, destaco a importância da criação de uma Frente Parlamentar em Defesa da Baixada Maranhense, que tem como objetivo, principalmente, realizar estudos que possam impactar na realidade socioambiental e econômica dos municípios da região.
Temos também um parecer favorável na CCJ, solicitando uma Política Estadual de Incentivo à produção e ao consumo de babaçu, uma riqueza gigante que temos na região da Baixada.
Saliento também uma solicitação nossa para que o pagamento de passagem no Sistema de Transporte Coletivo seja feito via pix, facilitando o trabalho dos cobradores e dos passageiros e pegando esse gancho, aproveito para comentar sobre outro PL, a criação de espaços sensoriais voltados às pessoas com TEA, em terminais rodoviários.
Por fim, posso citar a articulação junto ao Governo do Maranhão para a melhoria do sistema de abastecimento de Cajari, que ficou com o seu fornecimento de água interrompido por mais de 30 dias.
O presidente da Caema, Marco Aurélio, prontamente providenciou a recuperação do flutuante que bombeava água do rio para a cidade, restabelecendo o fornecimento de água para a região.
Temos o interesse em levar nossas demandas ao governador Carlos Brandão. Hoje, como terceiro secretário da Mesa Diretora da Assembleia e presidente da Ouvidoria, temos muito trabalho pela frente e estou à disposição de todos para ouvir.
JP – Recentemente, o senhor esteve no Ministério das Comunicações, em Brasília, junto com uma comissão de deputados. Como foi essa reunião com o ministro Juscelino Filho e que resultados foram obtidos?
OF – Por iniciativa do deputado Neto Evangelista, no mês passado, fomos ao Ministério das Comunicações para discutirmos a telefonia móvel em São Luís e em todo o Estado, com foco na melhoria da qualidade do serviço e na ampliação da cobertura no interior do Maranhão.
Na reunião, que também contou com a presença do presidente da Anatel, Carlos Baigorri, e de representantes das três operadoras de telefonia que operam no Estado, o ministro solicitou das operadoras o planejamento de investimento e ampliação da rede móvel previstos para este ano e criou uma comissão para acompanhar de perto as principais falhas de sinal na capital e no interior do Estado e a expansão da cobertura no Maranhão. Nesta semana mesmo, eu e os deputados Neto Evangelista, Davi Brandão e Florêncio Neto já nos reunimos com representantes da Vivo, para darmos início a este trabalho.
No início do ano, eu já havia me reunido com o ministro Juscelino Filho, para tratar sobre melhorias no sinal de rede móvel no Estado, em particular para as regiões de Periz de Baixo, em Bacabeira e Gameleira, no município de Cajari, além de falar sobre a conectividade nas escolas.
Na oportunidade, também estive na sede da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, para uma troca de experiência com representantes dos demais parlamentos e me reuni com o senador Weverton e com o deputado federal Pedro Lucas Fernandes para tratarmos sobre melhorias para os municípios, sobretudo da Baixada Maranhense e sobre ações para amenizar os problemas daqueles que estavam sofrendo com enchentes decorrentes do período chuvoso.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens