Fechar
Buscar no Site

Iracema vê novo rumo no MDB sob a liderança de Marcos Brandão

A deputada Iracema Vale acha que o MDB vai ganhar um novo rumo no Maranhão sob o comando de Marcos Brandão


A presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputada Iracema Vale (PSB), não consegue esconder seu entusiasmo com a ascensão do empresário Marcos Brandão ao comando do MDB no Maranhão. Para ela, a troca de comando nas hostes emedebistas foi um “gol de placa”. A deputada federal e ex-governadora Roseana Sarney entregou a presidência do MDB a Marcos Brandão após conversações com as principais lideranças do partido, entre as quais o presidente do MDB Nacional, Baleia Rossi, e o ex-senador e ex-presidente José Sarney.
Marcos Brandão, irmão do governador Carlos Brandão (PSB), ocupa o carto de diretor de Relações Institucionais da Assembleia Legislativa, nomeado pela presidente da Casa, Iracema Vale. Na semana passada, ele esteve em Brasília, onde visitou ministérios e manteve encontro com o ex-presidente José Sarney e a sua filha, a deputada federal Roseana Sarney; os ex-governadores Edison Lobão e João Alberto; além do presidente nacional da sigla, Baleira Rossi. Sobre este fato novo, na política do Maranhão, a deputada Iracema concedeu esta entrevista ao Jornal Pequeno:
JP – O que representa para o Maranhão a ascensão de Marcos Brandão ao comando do MDB no Estado?
Iracema – Eu vejo que o MDB deu um grande passo. Foi uma grande sacada do MDB. Aliás, acho que só quem ganhou foi o MDB, porque o Marcos Brandão é um grande articulador político. Ele é um grande articulador. Ele não se vê como político mas, eu, que sou política, eu tenho tino para isso, conheço, sei quando a pessoa tem características políticas.
Marcos é um homem de palavra, cumpridor de compromisso, sério. Ele se identifica muito comigo. Ele é aquele político que tem a cara de político do interior. Aquele que mantem a palavra, que vale confiar nele. Ele passa essa credibilidade e essa confiança para os políticos do Maranhão. E hoje Marcos Brandão é uma referência na política do Maranhão, principalmente para os políticos do interior.
JP – Mas a senhora não acha que o Marcos Brandão é ainda um político pouco conhecido nos meios da política tradicional do Maranhão?
Iracema – Eu sou política do interior e converso com muita gente. Estes políticos tem uma amizade e uma confiança na palavra do Marcos Brandão. Eu acredito que foi um gol de placa do MDB, que o trouxe para dentro do partido para fazer política abertamente, porque ele faz muito a política de bastidores.
Com ele à frente do partido a responsabilidade dobra, ele sai de bastidores, e vai para os holofotes. Isso reforça muito mais o compromisso dele com o partido. O MDB se fortaleceu muito no Estado do Maranhão com a presença do Marcos Brandão. E se eu fosse chefe de um partido a nível nacional era a aquisição que eu queria. Não é à toa que ele é o meu diretor de Relações Institucionais aqui nesta Casa.
JP – E o que a senhora tem a dizer sobre o tino político do governador Carlos Brandão?
Iracema – O Brandão é um governador municipalista, que conversa bem com a Casa. Ele não conversa só com a presidente da Casa, conversa com todos. A gente tem que reconhecer esse mérito do governador Carlos Brandão.
Ele conversa com toda a classe política, ele conversa com todos os deputados, ele conversa com todos os prefeitos. E aqui na Casa ele conversa com todos os segmentos, com todas as alas. Ele vem construindo esse debate em favor do Maranhão. Nós temos avançado várias pautas importantes, porque Brandão é esse governador que dialoga com a nossa Casa.
JP – Além dessa parceria com o Governo do Estado, como tem sido a relação da Assembleia Legislativa com o Judiciário e demais poderes, nesta nova legislatura?
Iracema – Essa nossa Casa é muito plural. Eu sempre digo isso. Temos aqui deputados e deputadas oriundos de várias regiões do Estado. Estão aqui parlamentares dos quatro cantos do Maranhão, cada um representando seus segmentos e interesses, com pensamentos diferentes em todas as esferas – alguns mais alinhados à direita, outros mais alinhados ao pensamento de esquerda, politicamente falando.
Mas a gente está sempre convergindo naquilo que se considera importante de avanço para o Maranhão, naquilo importante para que o Governo do Estado avance nas políticas públicas.

E eu aqui, como gestora da Casa, primo pela articulação, pelo diálogo e pela conversa. É claro que a Assembleia é um poder independente; é óbvio que, acima de qualquer coisa, vamos primar pela independência desta Casa.
Agora, até para buscar soluções para os problemas do Maranhão, temos de andar ombreados, caminhar lado a lado, daí a nossa conversa muito franca e aberta com os outros poderes: Judiciário, Executivo, Defensoria e Ministério Público.
JP – A senhora pretende disputar as eleições municipais de 2024? Qual seu projeto político, do ponto de vista pessoal?
Iracema – O meu projeto é sempre o mais próximo. Não costumo fazer projeto para um futuro muito distante. Nessa eleição passada, eu fiz uma coisa errada. Eu passei uma eleição na frente da outra. Eu alimentei o projeto de ser prefeita de Barreirinhas, em 2024. E, na hora, o que me aconteceu? Eu vim ser deputada estadual neste pleito de 2022.
Eu não pretendia ser candidata a deputada estadual. Para ser sincera, o meu candidato a deputado estadual é e sempre foi o deputado Paulo Neto, há cinco mandatos consecutivos.
Só que o Paulo fez uma opção diferente, nessa eleição. Ele me chamou e disse que o projeto dele é encerrar a carreira política como prefeito da cidade dele, o município de Mata Roma. É o sonho dele, é o projeto político dele, que eu apoio, porque ele é meu amigo, é meu irmão há 20 anos.
E, de repente, na região, surgiu o meu nome para ocupar o espaço que o deputado Paulo Neto ocupava no Baixo Parnaíba, Munim, Lençóis, naquela região.
Então a gente veio como uma opção de nome para que a região não perdesse um espaço que possui na Assembleia há cinco mandatos. Então não era justo a nossa região perder esse espaço aqui na Casa, em razão de um projeto pessoal meu, que até então estava focada na eleição que vai ocorrer em 2024.
Então passamos este projeto pessoal meu para trás, e colocamos à frente o projeto da nossa região. Saí candidata a deputada estadual em 2022 e, para a minha surpresa e felicidade, fui a mais votada do Maranhão.
JP – Como uma deputada de primeiro mandato conseguiu ser eleita presidente da Assembleia, e com o apoio unânime da Casa?
Iracema – Ser eleita presidente desta Casa não era também, para mim, algo assim como um projeto que eu estava mirando, não era um plano inicial. Foi uma consequência. Foi uma consequência do meu trabalho, o fato de ser mulher, o fato de ter sido a deputada mais votada, o fato de ser do PSB, que é o partido do governador, do senador, o partido que fez a maior bancada na Casa. Nós fizemos 11 deputados. Na bancada feminina, são 11 deputadas, comigo 12. Foi uma consequência de um momento político; foi uma oportunidade que se abriu. Não foi uma coisa planejada.
JP – Então, para finalizar, não está em seus planos disputar as eleições municipais de 2024?
Iracema – Estou na presidência da Assembleia. Se a gente sai daqui para disputar uma eleição ou não, já agora em 2024, ainda não me defini. Ainda não existe uma definição com relação a isso. Porém, vou fazer política nas minhas cidades: a cidade onde meu esposo é prefeito, a cidade onde Clemilton é prefeito, que é a minha cidade, Urbano Santos, em Barreirinhas, onde originalmente eu tinha o projeto de sair candidata, que não tenho mais de ser candidata a prefeita até agora. Está indefinida a minha situação. Mas vou disputar politicamente lá. Lá nós vamos ter candidato. Isso é inegável.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens