Fechar
Buscar no Site

Antônio Gonçalves Filho assume comando do PSOL em São Luís

O PSOL de São Luís renovou sua direção no último domingo (15) com a eleição do médico e professor da UFMA Antônio Gonçalves Filho. Presidente do ANDES (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior) no período de 2018 a 2020, Antônio é professor da UFMA há 23 anos e filiado ao PSOL desde 2011. Já foi candidato a reitor da UFMA nas eleições de 2015, sendo o segundo mais votado, com 33,61% dos votos válidos. Foi candidato a vereador em 2012, pelo Psol, obtendo a maior votação do partido na capital, com 1327.
Ao chegar à presidência do Diretório Municipal do Psol, Antônio ressaltou que o partido tem sido construído na perspectiva de contribuir na luta, organizando trabalhadores e trabalhadoras, e formando consciência de classe. “Temos enormes desafios pela frente e para isso o partido deve estar coeso e se constituir como uma referência confiável para a classe trabalhadora”, destacou.
Como médico alertou também para o momento grave que o país vive, com quase 600 mil mortos pela Covid e o agravamento da economia.
“A pandemia agravou a situação social e econômica para a parcela mais empobrecida da sociedade e ao mesmo tempo ampliou os lucros da minoria que acumula riquezas às custas da exploração do trabalhador e da trabalhadora. A carestia com a alta inflação, principalmente dos alimentos e combustíveis, tem ampliado a parcela daqueles que passam fome. É irreversível a perda de tantas vidas, porém é possível derrotarmos o governo genocida de Bolsonaro”, disse.
É médico urologista, formado na UFMA (1994), com residência médica em Cirurgia Geral no HUUFMA (1994-1996), residência médica em Urologia no Hospital Federal de Ipanema-RJ (1996-1998), professor da UFMA, onde ministra conteúdos de cirurgia, urologia, semiologia e saúde do homem; Mestre em Cirurgia Experimental pela Universidade Federal do Paraná (2004) e Doutor em Fisiopatologia Clínica e Experimental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (2013); foi presidente da Apruma Seção Sindical dos docentes da UFMA por dois mandatos (2012/2018).

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens