Fechar
Buscar no Site

Flávio Dino: Pacto Nacional pela Vida e pela Saúde é urgente

O governador Flávio Dino lamentou, em suas redes sociais, o novo recorde diário de mortes por Covid-19 e o descaso do governo Bolsonaro e comentou sobre o Pacto Nacional pela Vida e pela Saúde, assinado por governadores e divulgado nesta quarta-feira (10).
“Decisões desastradas sobre vacinas e mentiras sobre máscaras cobrando um preço gigantesco e inadmissível; 21 governadores apresentaram a proposta: Pacto Nacional pela Vida e pela Saúde. Urgente”, disse Flávio Dino, um dos signatários do pacto.
O documento é resultado de articulação entre os chefes estaduais, após reunião em fevereiro com os presidentes da Câmara e do Senado, e propõe “uma ampla pactuação dos três Poderes e das três esferas da Federação, visando ao reforço da luta contra a pandemia do coronavírus”. Além disso, defende a formação de um comitê gestor, envolvendo os poderes e com a assessoria de uma comissão de especialistas.
O pacto aponta que “o coronavírus é hoje o maior adversário da nossa Nação. Precisamos evitar o total colapso dos sistemas hospitalares em todo o Brasil e melhorar o combate à pandemia. Só assim a nossa Pátria poderá encontrar um caminho de crescimento e de geração de empregos”.
Os governadores defendem a expansão da vacinação, “com pluralidade de fornecedores, mais compras e busca de solidariedade internacional, em face da gravidade da crise brasileira” e apoio a medidas preventivas como o uso de máscaras e desestímulo a aglomerações como forma de estancar a disseminação do vírus e aliviar o sistema hospitalar, que hoje está em colapso na maioria do país.
Também apontam a necessidade de haver apoio aos estados para manutenção e ampliação de leitos e integração de todos os sistemas hospitalares, “a fim de usar ao máximo as disponibilidades existentes, a partir de planejamento e análise diária de cenários em cada unidade federada”.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens