Fechar
Buscar no Site

SES avalia primeiro dia de distribuição das vacinas contra a Covid-19 no Maranhão

O Governo do Maranhão iniciou nessa terça-feira (19) a distribuição das vacinas aos 217 municípios do Estado


O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, reuniu a imprensa na tarde desta terça-feira (19) para avaliar o primeiro dia de distribuição das vacinas contra Covid-19 no Maranhão. A entrega dos imunizantes teve início nas primeiras horas desta terça-feira e faz parte da execução da primeira etapa da Fase 1 do Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19, que irá imunizar 78.223 pessoas que fazem parte do público-alvo.
“Até o final do dia desta terça (19) pelo menos 15 das 19 Regionais de Saúde já haviam recebido os imunizantes. Nas outras quatro não foi possível fazer a entrega em razão das condições meteorológicas, teve muita chuva durante o dia e as aeronaves tiveram que parar. Então, ainda não conseguimos entregar as vacinas nas regionais de Presidente Dutra, São João dos Patos, Pedreiras e Codó”, contou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.
Pelo menos 160 cidades já receberam os imunizantes. A previsão é que amanhã seja finalizada a entrega em todos os 217 municípios do Maranhão, antecipando a previsão que inicialmente era de três dias para a distribuição.
“Normalmente, em uma campanha de vacinação de rotina, o tempo de entrega em todo estado leva em média três semanas e nesta campanha deve levar apenas 36 horas, visto que estamos bem adiantados nesse cronograma”, completou Carlos Lula.
O secretário destacou ainda a dificuldade que os municípios estão apresentando em informar o quantitativo de vacinas já aplicadas. Por conta de problemas no sistema do Ministério da Saúde, os municípios estão realizando essa contabilidade de forma manual.
Os 217 municípios maranhenses que vão executar a vacinação contra a Covid-19 devem registrar os dados dos vacinados no Módulo Covid-19 do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SIPNI), desenvolvido pelo Ministério da Saúde.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens