Fechar
Buscar no Site

Salgado Maranhão é citado no The New York Times em artigo sobre poetas da Amazônia

O The New York Times – maior jornal de circulação dos Estados Unidos – publicou no domingo (4) três poemas sobre a Amazônia brasileira, em artigo intitulado Três Poetas na Amazônia. A publicação aponta o escritor Salgado Maranhão como um dos maiores poetas brasileiros da atualidade.
Maranhense nascido na cidade de Caxias, Salgado Maranhão, vencedor do Prêmio Jabuti por duas vezes, a maior premiação literária do Brasil, teve agora um de seus poemas estampado num dos jornais mais influentes do mundo.
O poema é um apelo contra a insanidade daqueles que devastam as florestas “deixando-as rente ao osso”. Pois “do fogo não brotam flores”.
Em 2018, Salgado Maranhão veio a São Luís para lançar seus três últimos livros: “O mapa da tribo” (vencedor do Prêmio Pen Club 2014), ‘Óperas de nãos’ (vencedor do Prêmio Jabuti 2016) e “Avessos avulsos”, seu título mais recente.
Compositor memorável, Salgado Maranhão compôs com Herman Torres “Caminhos de Sol, que entrou na trilha sonora da novela “A viagem”, da TV Globo. São mais de 50 canções gravadas. Entre os artistas que interpretaram suas músicas estão Zizi Possi, Elba Ramalho, Ney Matogrosso e Ivan Lins.
O poeta, que mora há mais de 40 anos no Rio de Janeiro, está preparando o lançamento de seu novo livro ‘A sagração dos lobos’, que reúne poemas “com o sentido de discutir a situação de todos nós humanos, que somos presas ao mesmo tempo em que somos lobos. Resta saber que papel escolhemos para representar”.
Ao tecer comentários sobre a poesia brasileira, Salgado Maranhão observou diz que o Maranhão é o único Estado da Federação que tem dois poetas que falam da nacionalidade, cuja obra traduz o espírito do país: Gonçalves Dias e Ferreira Gullar.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens