Fechar
Buscar no Site

Márcio Jerry homenageia Sálvio Dino em sessão da Câmara dos Deputados

O deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) homenageou em sessão na Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira (3), o ex-deputado estadual maranhense Sálvio Dino, pai do governador Flávio Dino (PCdoB), que morreu no último dia 24 de agosto por complicações causadas pelo coronavírus.
“Deixamos nos Anais da Casa o registro da presença muito iluminada do Sr. Sálvio Dino na literatura e na política do Maranhão, rendendo a ele as nossas homenagens. E, uma vez mais, levamos o nosso abraço fraterno ao nosso companheiro Flávio Dino, ao Nicolao Dino, ao Sálvio Dino Júnior e ao Saulo Dino, filhos do nosso saudoso companheiro e amigo Sálvio Dino, a quem nós homenageamos nesta sessão”, disse o parlamentar.
Márcio Jerry lembrou ainda que Sálvio Dino foi vereador em São Luís “ainda muito jovem, aos vinte e poucos anos de idade”, e teve o mandato de deputado estadual cassado em 1964 pela ditadura militar, acusado de ser “comunista”.
“Décadas depois, Sálvio teve a alegria de ver seu filho Flávio Dino ser deputado federal e governador pelo Partido Comunista do Brasil”, comentou.

CARREIRA POLÍTICA E LITERÁRIA

De volta à cena política em 1974, Sálvio Dino conseguiu ser reeleito na Assembleia Legislativa do Maranhão. No Executivo, foi prefeito da cidade de João Lisboa (MA) em 1988, cargo que ocuparia novamente em 1996. Como escritor, dedicou sua vida a escrever sobre as particularidades do seu estado, como o rio Tocantins e a cidade de Grajaú, onde nasceu.
Em 1999, tornou-se membro da Academia Maranhense de Letras. Seu último livro foi “A Coluna Prestes e Exilar-se – Passagem pelo sul-maranhense”, no qual narra o percurso do revolucionário Luís Carlos Prestes, em 1925, pelo sul do Maranhão, com seu movimento contra o governo oligárquico chefiado na época pelo então presidente Artur Bernardes.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens