Fechar
Buscar no Site

Gustavo Vilas Boas assumirá a Diretoria Geral do TRE-MA

Gustavo Araújo Vilas Boas deverá tomar posse no novo cargo no próximo dia 1º de junho


O advogado Gustavo Araújo Vilas Boas, atual membro do Tribunal Regional Eleitoral, na categoria jurista, será o novo diretor geral do TRE-MA, a partir do próximo mês.
A solenidade de posse deverá ocorrer no dia 1º de junho, na própria sede do Tribunal, na Avenida Senador Vitorino Freire, no bairro da Areinha.
Especialista em Direito Constitucional, Ciências Penais, Criminologia e Direito Eleitoral, Gustavo Araújo Vilas Boas é mestrando em Criminologia pela Faculdade Fernando Pessoa, no Porto-Portugal.
Ele foi aprovado no concurso de conciliador dos Juizados Especiais Federais, em agosto de 2003, permanecendo na função por um ano e foi aprovado também no concurso de analista do Tribunal de Justiça do Maranhão no ano de 2004. No entanto, abriu mão do concurso para exercer a advocacia.
Além de possuir vasto currículo, exerceu alguns cargos públicos, dentre os quais: agente judiciário administrativo no 7º Juizado de São Luís, agente judiciário administrativo na 8ª Vara Cível de São Luís e assessor jurídico de desembargador. Foi vice-presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-MA e subprocurador Institucional da Assembleia Legislativa do Maranhão.
Troca de comando
Após sua posse como membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, ocorrida em 26 de fevereiro de 2019, o desembargador Tyrone José Silva assumiu a presidência da Corte na terça-feira passada (19 de maio), durante sessão solene por videoconferência transmitida pelo canal TRE-MA do Youtube. Logo depois de assumir a presidência do TRE-MA, o desembargador Tyrone Silva fez o convite para Gustavo Vilas Boas ser o novo diretor geral da instituição.
Gustavo faz um balanço do trabalho realizado e da experiência adquirida na Justiça Eleitoral: “Como advogado que sou, tenho o privilégio de dizer que exerci a difícil tarefa de julgar. Cheguei no Tribunal em plena atividade do calendário eleitoral das eleições gerais. Julgar os registros de candidatura, os processos de propaganda eleitoral e de prestações de contas, além das ações de impugnação de mandato eletivo, ações de investigação judicial eleitoral, dentre outras, foi algo desafiador. Graças a Deus, conseguimos passar por tudo da forma mais tranquila e amistosa possível”.
Agora, Gustavo Vilas Boas prepara-se para o novo desafio – assumir a Diretoria Geral do TRE -, com esta convicção:
“A missão de garantir a legitimidade do processo eleitoral foi um aprendizado único e que levarei por toda a minha vida. No TRE fiz muitos amigos e acredito que por este motivo recebi o convite do Presidente, Desembargador Tyrone, para assumir a Diretoria Geral da Casa”.
Para Gustavo Araújo Vilas Boas representa muito o desafio que terá a partir de agora: “Representa muito! Manter o modelo de excelência na gestão do processo eleitoral será o grande desafio em tempos de pandemia, mas tenho convicção de que juntos (família TRE) iremos conseguir. Conhecer e aprimorar o sistema de governança e gestão, participar ativamente da elaboração de planos estratégicos para as próximas eleições, manter contato com todos os setores do Tribunal. Enfim, colocar em prática a eficiência no seu mais alto grau, além de garantir maior relacionamento com a sociedade”.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens