Fechar
Buscar no Site

Augusto Filho eleito com 52,17% dos votos em Bela Vista do Maranhão

Às 18h deste domingo (12 de janeiro), o juízo eleitoral da 77ª zona anunciou o resultado oficial da nova eleição para prefeito de Bela Vista do Maranhão, determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral em outubro de 2019.

Com 52,17% dos votos (3.639), Augusto Filho venceu a disputa contra os candidatos Danielzinho e Gil Farma, que receberam, respectivamente, 2.957 (42,39%) e 185 (2,65%) votos. Os votos brancos somaram 55 (0,79%) e a abstenção foi de 2.229 eleitores (24,22%), com comparecimento de 6.975 eleitores (75,78%).

Durante o domingo foram registradas algumas ocorrências de denúncias de compra de voto, boca de urna – nenhuma comprovada – e condução, por parte da polícia federal, de uma mesária que se negou a comparecer à seção. Outro registro formal foi de fechamento do supermercado Aguiar, onde ocorreu uma confusão entre membros de partidos concorrentes, que assinaram Termo Circunstanciado de Ocorrência após serem ouvidos pela polícia civil.

Pelo dia, também, vários eleitores ligaram para a zona ou compareceram na Câmara Municipal de Bela Vista do Maranhão – onde funcionou a Junta Eleitoral, em busca de confirmar suas seções, uma vez que ocorreram alterações em virtude da biometria obrigatória, realizada entre 16 de setembro e 16 de outubro de 2019.

“Ocorre que para esta nova eleição ficou determinado que o cadastro de eleitores deveria ser o formado até 14 de agosto e com isso os que se alistaram após essa data ou transferiram seus títulos para Bela Vista não constavam como eleitores aptos para este pleito. Outra situação foi de eleitores que fizeram a biometria e mudaram de seção e estavam indo para esta nova, em vez da antiga, que estava valendo”, explicou André Mendes, diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, que se deslocou de São Luís para acompanhar de perto a eleição.

A Câmara Municipal de Bela Vista do Maranhão serviu de local de gerenciamento da eleição, onde, além da Junta Eleitoral apuradora dos votos, funcionaram os serviços de consulta ao cadastro, prestação de informações, local de apoio para as forças de segurança e transmissão dos votos para a sede do TRE.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens