Fechar
Buscar no Site

Presidente da Mapa esclarece parceria para fazer funcionar novo estacionamento da Praia Grande

Antônio Nunes, presidente da Mapa, esclarece funcionamento do novo estacionamento da Praia Grande

O presidente da Mapa – Maranhão Parcerias, Antônio Nunes, fez questão de esclarecer, nesta quinta-feira (9), informações desencontradas sobre o funcionamento da área do novo estacionamento da Praia Grande  Grande. Nunes explicou que o Governo do Estado não fez transferência do terreno para uma empresa privada, como fora divulgado por um órgão de imprensa.

Não procede, segundo Nunes, a notícia de que o Governo do Estado fizera a transferência para uma empresa privada do terreno recebido da União para construir estacionamento público no Aterro do Bacanga.

Antônio Nunes explicou que, na verdade, foi feita uma parceria estratégica entre a Mapa e uma empresa privada para explorar o estacionamento.

Segundo Nunes, a obra do Estacionamento da Praia Grande, além de beneficiar a população, também servirá para atenuar os efeitos colaterais urbanísticos decorrentes da ocupação do Edifício João Goulart, que será a nova sede administrativa da gestão estadual.

O Estacionamento é parte do Programa Nosso Centro, lançado pelo Governo do Maranhão no ano passado, e terá mais de 600 vagas no terreno localizado na Avenida Senador Vitorino Freire, no Centro de São Luís, ao lado do Terminal da Integração da Praia Grande.

A obra do estacionamento é realizada pela Mapa, em parceria com as Secretarias de Estado da Administração Penitenciária (Seap), de Infraestrutura (Sinfra) e também com a iniciativa privada.

CESSÃO ONEROSA

Antônio Nunes informou que já está em tramitação um processo para converter a parceira em cessão onerosa. Ele explicou que, em 27 de dezembro de 2019, a Secretaria de Patrimônio da União no Maranhão (SPU/MA) efetivou o ato de embargo 003/2019 referente ao estacionamento da Praia Grande, o qual já está sendo objeto de tratativas entre aquele órgão e a Maranhão Parcerias S/A.

Em 2019 foi cedido o espaço do Estacionamento da Praia Grande em favor do Estado do Maranhão a fim de que o Governo do Estado apresentasse solução adequada à região do Centro Histórico, promovendo sua valorização, visibilização e fomento de sua economia. Nesse sentido, foi construído o Estacionamento da Praia Grande, uma parceria de negócios entre a Mapa e a empresa Auto Park, garantindo 653 vagas para a região do Centro Histórico, das quais 60% são gratuitas e destinadas aos servidores do Estado lotados no novo Complexo Administrativo, o Edifício João Goulart, e as demais 253 destinadas ao público em geral.

Segundo Antônio Nunes, já foi esclarecido à SPU/MA que todos os custos de manutenção, tanto estrutural quanto operacional, estão a cargo do parceiro privado, que também garante seguro para todos os veículos estacionados e segurança para os usuários, sem qualquer custo para o Poder Público.

Com o devido esclarecimento a Mapa espera restabelecer a situação junto à SPU/MA o mais rápido possível, a fim de manter a continuidade dos serviços, garantindo desenvolvimento e segurança para a região do Centro Histórico de São Luís.

“De fato o nosso pedido inicial foi para estacionamento gratuito, no entanto, como o custo de instalação foi elevado e houve sobra de vagas, além de se agregar o asseguramento dos veículos e o serviço de transfer, foi feita a subcessão para a Mapa e esta fez a parceria de negócios com a empresa privada. Em face dessa situação já foi solicitada a alteração da cessão da SPU diretamente para a Mapa e de forma onerosa”, explicou Antônio Nunes.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens