Fechar
Buscar no Site

Bispos reunidos em Belém divulgam carta reafirmando compromisso em defesa da Amazônia

Uma carta aberta foi divulgada nesta sexta-feira (30 de agosto) pelos bispos da Amazônia Brasileira, reunidos em Belém durante encontro em que foi estudado o Documento de Trabalho do Sínodo para Amazônia. Também participaram do evento padres, religiosas e religiosos, leigas e leigos das Igrejas e ainda representantes de outras igrejas cristãs.

Na carta, eles reafirmam compromisso com a defesa do bioma e afirmam que Sínodo chega num momento crucial da história. No texto, os participantes também lamentam que lideranças da Igreja, presentes na Amazônia preocupadas com a evangelização e a promoção humana, sejam criminalizadas como inimigos da Pátria.

O texto reforça a defesa do bioma amazônico, exige medidas dos governos, reafirma o valor da soberania nacional sobre a parte brasileira da Pan-Amazônia e apoia a preocupação internacional com o “macro-bioma que desempenha uma importantíssima função reguladora do clima planetário”.

“Junto com o Papa Francisco, defendemos de modo intransigente a Amazônia e exigimos medidas urgentes dos Governos frente à agressão violenta e irracional à natureza, à destruição inescrupulosa da floresta que mata a flora e a fauna milenares com incêndios criminosamente provocados”.

Sínodo

Para os participantes, o Sínodo para a Amazônia – convocado pelo Papa Francisco para o próximo mês de outubro, chega num “momento crucial” da história: “Queremos identificar novos caminhos para a evangelização dos povos que habitam a Amazônia. Ao mesmo tempo, a Igreja se compromete com a defesa desse chão sagrado que Deus criou em sua generosidade e que devemos zelar e cultivar para as presentes e futuras gerações”.

Após agradecimento à Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM) pelo esforço na preparação do sínodo, os participantes pedem orações “para que a caminhada sinodal reflita ‘as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens e das mulheres de hoje, sobretudo dos pobres e de todos aqueles que sofrem’”.

(Com informações do Portal da CNBB)

Leia aqui a íntegra da carta

Carta do Encontro de Estudo do Instrumento de Trabalho do Sínodo da Amazônia

 

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens