Fechar
Buscar no Site

Vereadores de Vitória do Mearim presos por extorsão não podem mais exercer plenamente seus mandatos

Os vereadores de Vitória do Mearim foram presos após flagrados em tentativa de extorsão

O ministro Reynaldo Soares, do Superior Tribunal de Justiça, autorizou o retorno de cinco vereadores do município de Vitória do Mearim aos cargos.

Eles haviam sido presos, no mês de julho, após serem flagrados tentando fazer extorsão à prefeita Dídima Coêlho. Eles solicitaram vantagem financeira ao secretário-chefe da assessoria de gabinete da prefeitura em troca do arquivamento de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).

A decisão do ministro determina que os vereadores corruptos não participem de Comissão Parlamentar ou Comissão Processante no âmbito da Câmara Municipal de Vitória do Mearim. A CPI que originou a denúncia foi suspensa. Por essa razão, o ministro do STJ não viu necessidade de manter o afastamento.

“Verifico, ainda a existência de constrangimento ilegal. Os réus utilizaram a referida CPI para a prática de delitos, entretanto, com a suspensão do trâmite, esvaiu-se o fundamento principal que afastou os vereadores do cargo”, diz o ministro.

Os vereadores foram presos por extorsão contra a prefeita Dídima Coêlho de Vitória do Mearim. Criaram uma CPI com o único objetivo de auferir vantagens financeiras. Foram gravados em várias oportunidades por Almir Coêlho, marido da prefeita e chefe da Assessoria Técnica da Prefeitura. Estas gravações foram entregues ao Gaeco e à promotora de Justiça da Comarca.

Resultado: os vereadores foram presos e em seguida afastados de suas funções por decisão do Juiz da Comarca. O afastamento preventivo foi mantido por decisão unânime da 2ª Turma Criminal do TJ/MA. O ministro Reinaldo Soares do STJ deferiu pedido liminar retornando os vereadores aos respectivos cargos na Câmara Municipal.

VITÓRIA DE PIRRO

O despacho do ministro, no entanto, limita a atuação dos vereadores assim: “abstendo-se, todavia, a atuação destes em qualquer Comissão Parlamentar de Inquérito ou Comissão Processante no âmbito da Câmara Municipal de Vitória do Mearim”. Ou seja: a partir de agora, são vereadores pela metade.

Portanto, aconteceu uma vitória de Pirro para estes vereadores. Vale lembrar: vitória de Pirro é uma expressão utilizada para se referir a uma vitória obtida a alto preço, potencialmente acarretadora de prejuízos irreparáveis.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens