Fechar
Buscar no Site

Weverton quer inclusão de ribeirinhos, quilombolas e ciganos no ‘Médicos pelo Brasil’

Das mais de 300 emendas apresentadas à MP 890/2019, que cria o Programa Médicos pelo Brasil, que vai substituir o antigo “Mais Médicos”, algumas são de parlamentares do Maranhão. O senador Weverton (PDT-MA) apresentou uma emenda propondo o aumento da quantidade de médicos nas regiões Norte e Nordeste.

Para ele, é importante que a população dessas regiões tenha acesso a atendimento médico. “Para que esse novo programa colha os resultados de atender de forma igualitária a população brasileira é necessário priorizar as suas vagas em regiões menos favorecidas como o Norte e o Nordeste”, ressaltou o parlamentar.

O senador também apresentou uma emenda para ampliar o grupo de populações que receberão tratamento especial no programa. A ideia é incluir as comunidades quilombolas, ribeirinhas e ciganas. “Nos últimos anos, elas têm sofrido pela invisibilidade do Poder Público na sua atenção básica. Temos que priorizar aquelas pessoas que estão esquecidas e que precisam de acesso a um atendimento médico de qualidade”, afirmou.

Outra emenda do senador é para ampliar a oferta de cursos de Medicina e vagas para residência médica, priorizando as regiões Norte e Nordeste, que possuem menor relação de vagas e médicos por habitante e alta vulnerabilidade na atenção à saúde. “É necessário uma redistribuição e ampliação das vagas nos cursos de medicina para os estados que estão abaixo da média nacional, o que possibilitará à população brasileira o acesso a um sistema público de saúde de qualidade”, argumentou.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens