Fechar
Buscar no Site

Quem é Othelino PERFIL

Othelino Neto e Othelino Filho ao lado da estátua do jornalista Othelino Nova Alves, na Rua de Nazaré

Considerado um dos mais atuantes deputados estaduais da nova safra de políticos do Maranhão, o presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Nova Alves Neto, de 44 anos, traz na veia, ao longo de sua trajetória política, uma postura firme de defesa da cidadania e de combate às desigualdades sociais que ainda assolam o Maranhão.

Filho da professora Yolete Maria e do jornalista Othelino Filho, o deputado Othelino é neto do jornalista Othelino Nova Alves – saudoso redator de crônicas e artigos políticos do JORNAL PEQUENO, assassinado em São Luís no dia 30 de setembro de 1967.

Neto e filho de jornalistas respeitados, corajosos e combativos, o deputado Othelino, além de jornalista é economista. Deu os primeiros passos na política, ainda adolescente, como líder de grêmio estudantil. Na Universidade Federal do Maranhão, foi dirigente acadêmico do curso de jornalismo e também o primeiro presidente do Diretório Central dos Estudantes do Uniceuma, despontando, assim, como uma das jovens lideranças políticas do Estado.

Grande defensor das causas ambientais, por sua postura reconhecida na sociedade, ainda com 26 anos Othelino foi convidado a assumir a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, tornando-se um dos mais jovens secretários estaduais do país à época. Demonstrando aptidão para a política e gestão ambiental, manteve-se no cargo durante sete anos, quando o deixou para assumir uma nova missão como secretário de Governo da Prefeitura de São Luís.

Determinado, corajoso e sempre caminhando ao lado das oposições no Maranhão, Othelino Neto em 2010 candidatou-se a deputado estadual obtendo a expressiva votação de 30 mil votos em todo o Estado.

Primeiro suplente de deputado, no início de 2013 assumiu, definitivamente, o mandato parlamentar. Othelino Neto filou-se ao PCdoB, sendo reeleito em outubro de 2014, com 30.196 votos. Tomou posse em fevereiro de 2015, elegendo-se 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa neste novo mandato.

Nas eleições de outubro de 2018 Othelino obteve votação expressiva (60.386 votos), assegurando-lhe a reeleição como o quinto deputado estadual mais votado. No dia 1º de fevereiro de 2019, Othelino foi eleito presidente da Assembleia com o voto unânime dos 42 deputados.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens