Fechar
Buscar no Site

Idelfonso Vasconcelos lança livro de poesias em São Luís

O poeta Idelfonso Vasconcelos divulga em São Luís o seu livro intitulado “A Ideologia do Amor”

O escritor Idelfonso Vasconcelos prepara-se para lançar em São Luís o livro “A Ideologia do Amor”, que será o primeiro de uma série de 10 volumes com a coletânea de suas melhores poesias.

“Este nosso primeiro livro é a arrancada de uma obra que vem sendo construída ao longo de toda a minha vida. E se baseia na importância que a literatura sempre teve para mim. Afinal, o nascer de todos os saberes é adquirir o conhecimento na leitura dos livros e na vivência de ler bons autores”, afirma Idelfonso Vasconcelos.

Jornalista e radialista, ele nasceu em São Luís e diz que foi influenciado na poesia desde os 12 anos de idade. Teve alguns poemas publicados aos 16 anos no Jornal Pequeno, na página  “A Letrinha” editada na época pelo saudoso poeta Alexandre Júnior.

Nos anos 70 participou de diversas outras páginas culturais, como Folha Universitária, editada no Jornal Pequeno por Danúzio Ferreira e Joaquim Faray.

Depois, Idelfonso Vasconcelos passou a atuar no jornalismo, com artigos e crônicas, e também na literatura maranhense. Fundou dois jornais: “Tribuna da Baixada”, em 1978, e “Jornal do Commercio, em 1979, ambos em parceria com um grande jornalista cearense Machado Neto, que trabalhou durante muitos anos em São Luís.

No jornal “O Estado do Maranhão”, sob a direção do jornalista Cordeiro Filho, Idelfonso Vasconcelos editou uma página intitulada “Cururupu em Sociedade” que, depois, passou a ser “Hinterland em Sociedade”.

Teve participação no “Tribuna do Maranhão”, de propriedade de Lamartine Cavalcante, e foi editor da página “Domingo de poesia em focos gerais”, com incentivo do jornalista Moreira Serra, editor geral deste jornal.

Idelfonso Vasconcelos colaborou em outros periódicos, como O Imparcial, O Jornal, Jornal do Povo, O Debate e Atos e Fatos.

Recentemente teve uma de suas poesias escolhida para fazer parte de uma antologia de 30 poetas brasileiros, coordenada pela Editora Café. Também participou de movimentos políticos nos anos 70 e 80, como membro da Juventunde Democrática Social (JDS) e foi fundador da Associação de Imprensa da Região da Baixada (AIRB).

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens