Fechar
Buscar no Site

Deputado Pedro Lucas propõe homenagem a Jhonatan Almada, reitor do Iema

Jhonatan Almada é o atual reitor do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema)

O deputado Pedro Lucas Fernandes, líder do PTB na Câmara Federal, indicou o nome do reitor do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), Jhonatan Almada, ex-secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, para o Prêmio Darcy Ribeiro 2019 da Câmara dos Deputados.

Para Jhonatan Almada, esta indicação é um reconhecimento a toda a equipe do Iema e ao trabalho liderado pelo governador Flávio Dino, que criou o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão.

Jhonatan Almada é mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Especialista em Planejamento e Gestão de Políticas Educativas pelo Instituto Internacional de Planejamento da Educação da Unesco. Especialista em Gestão e Políticas Públicas pela Fundação Getúlio Vargas-FGV. Graduado em História pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

É servidor público federal da carreira de técnico de Assuntos Educacionais, lotado na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae), Instituto Histórico e Geográfico Maranhense (IHGM), Instituto Histórico e Geográfico de Caxias (IHGC), Sócio fundador do Instituto Jackson Lago (IJL), e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas de Políticas Educacionais do Programa de Pós-graduação em Educação da UFMA.

Foi coordenador de projetos da ONG Escola de Formação de Governantes, chefe de gabinete do Imesc, membro do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social, chefe de gabinete da Pró-Reitoria de Ensino da UFMA, secretário-adjunto de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Membro do Conselho Curador da Fundação Sousândrade e do Conselho Deliberativo do Sebrae, presidente do Conselho Fiscal do Conselho Nacional de Secretários de Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CONSECTI) e do Comitê Nacional de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica.

Exerceu a docência na rede pública estadual como Professor de História; na Universidade Estadual do Maranhão como Professor da Especialização em Metodologia do Ensino Superior; e na Universidade Federal do Maranhão como Professor da Especialização em Gestão Pública e da Especialização em Educação Integral.

Publicou 20 livros, entre eles “Planejamento e desenvolvimento do Maranhão”, “Maranhão: enigmas, desafios e urgências”, “Ignacio Rangel, decifrador do Brasil”, “Alternância do poder político no Maranhão” e “Governo Jackson: o legado”. As principais publicações estão disponíveis no ISSUU no link https://issuu.com/jhonatanalmada.  Escreve artigos de opinião às sextas-feiras no Jornal Pequeno http://jornalpequeno.com.br/.

Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política e Planejamento da Ciência, Tecnologia e Inovação, Política e Planejamento Educacional, Financiamento da Educação, Políticas Públicas de Educação e as relações entre Educação e Desenvolvimento.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens