Fechar
Buscar no Site

Projeto do vereador Dr. Gutemberg cria ‘Maio Roxo’ no calendário municipal de São Luís

O vereador Dr. Gutemberg propõe reforço no combate às doenças intestinais agudas

No mês de conscientização sobre as doenças inflamatórias intestinais (DII), considerado o ‘Maio Roxo’, o vereador Dr. Gutemberg Araújo apresentou à Câmara Municipal de São Luís dois projetos de lei para fortalecer a luta contra as doenças e apoiar os pacientes.

O primeiro projeto cria a ‘Política Pública Municipal de Proteção dos Direitos da Pessoa Portadora de ‘DII’ ‘ e outro inclui o 19 de maio, Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal, no calendário municipal.

“A convite da Dra. Lícia Maria Fernandes, diretora da Associação Maranhense de Doenças Inflamatórias Intestinais (AMADII) conheci mais sobre o trabalho da Associação e escutei relatos fortes de como essa doença afeta não só o paciente, mas toda a família. Tudo isso fortaleceu a ideia de criar os dois projetos de lei para conscientizar a população sobre as formas de tratamento, a importância do diagnóstico precoce e ainda proteger os direitos dos portadores destas doenças”, explica Dr. Gutemberg Araújo.

As doenças intestinais agudas são inflamações que atingem todo ou parte do trato gastrointestinal, como a Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa. Entre os sintomas são comuns: diarreia (com pus, muco ou sangue), cólicas, gases, fraqueza, perda de apetite e febre. Podem ocorrer ainda problemas oculares, articulares, cutâneos e no fígado.

No Brasil, 13% em cada 100 mil habitantes sofrem com o problema. Apesar de não haver cura, os tratamentos podem devolver a qualidade de vida aos pacientes.

“Foi fundamental esse apoio do Dr. Gutemberg. Precisamos levar ao conhecimento da população que o diagnóstico precoce e o tratamento podem permitir o controle das doenças e trazer um alívio para toda a família”, afirma Dra. Lícia Maria Fernandes, presidente da AMADII.

Para Goreth Cardoso, esposa de um paciente portador da Doença de Crohn, as doenças intestinais influenciam no psicológico do paciente porque o intestino funciona como o nosso ‘segundo cérebro’.  Ela conta ainda que muitas pessoas sofrem com os sintomas da doença, mas não conhecem os tratamentos.

“Tudo que nós temos de emocional vai para o intestino. Tem pessoas que pensam que estão com verme e demoram a iniciar o tratamento pela falta de informação. É importante repercutir o problema para saberem que ele existe e tem tratamento. Eu fiquei emocionada com a sensibilidade do Dr. Gutemberg. O apoio dele em batalhar pelos direitos das pessoas que sofrem com essa doença é de extrema importância”, afirma Goreth Cardoso.

A Associação Maranhense de Doenças Inflamatórias Intestinais (AMADII) vem promovendo várias ações durante a Campanha Mundial ‘Maio Roxo’. O ápice da campanha ocorre neste domingo (19), quando é lembrado o Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal. A ação deste domingo será no São Luís Shopping, com worshops e atendimentos das 14h às 21h.

A AMADII conta com dois ambulatórios para diagnóstico e tratamento das doenças: no Hospital da Universidade Federam do Maranhão (UFMA) e na Universidade Ceuma. Atualmente, são mais de 500 pacientes cadastrados na AMADII, inclusive pacientes do interior do Estado.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens