Fechar
Buscar no Site

Amclam divulga seus quatro primeiros projetos para o ano de 2026

A Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares (Amclam) iniciou 2026 a todo vapor. Logo no alvorecer do novo ano, apresentou o Edital para a sua primeira obra: a Antologia Amclam & Convidados IV, obra já sedimentada no sodalício, que atraiu, aproximadamente, sessenta escritores maranhenses, brasileiros e internacionais, pois foi, com muita alegria, que, após o encerramento do prazo para a recepção dos textos literários, o presidente da Amclam, coronel Carlos Furtado, anunciou a presença de três trabalhos internacionais, um de Portugal e dois da Colômbia.

A obra coletiva traz o prefácio do presidente da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes, confirmando a tradição de grandes nomes da literatura contemporânea nacional, trazendo uma visão ampla sobre esse importante trabalho da Amclam, que propicia que literatos de renome se juntem aos iniciantes. A obra será lançada no dia 25 deste mês, em um significativo Sarau Literário, na sede da Academia.

Dias depois do lançamento do Edital, o coronel Carlos Furtado inovou, mais uma vez, e convidou a todos os presidentes e representantes das Academias Literárias para uma reunião de alinhamento para a realização de um belíssimo projeto: a 1ª Feira de Livros das Academias de Letras do Maranhão (Felicam), atividade esboçada após o sinal verde da reitoria do Complexo Religioso Menino Jesus de Praga, na Cohama, em cujas dependências, será realizada a feira em junho próximo.

A reunião muito bem-prestigiada, com a presença de representantes das principais Academias Maranhenses, propiciou uma demonstração de que esse evento poderá se transformar em mais um momento literário especial para a cultura local, visto que alguns participantes presentes já compuseram uma comissão que trabalhará a organização de toda a feira. Um dos alinhamentos adotados será o não convite a editoras e livreiros de outros estados, considerando os lançamentos e a disponibilidade de obras especificamente maranhenses, que serão comercializadas nos estandes das Academias e da Federação das Academias de Letras do Maranhão (Falma), bem como artesanatos e telas artísticas.

A par disso, a IV edição do Carnamclam vem com toda a força para balançar e embalar os foliões da cultura, com a animação de Rogerinho e banda, tocando marchinhas e músicas dos antigos carnavais de clubes, o baile de salão traz, mais uma vez, a presença da Corte de Momo de São Luís e o já tradicional Concurso de Fantasias, masculino e feminino.

CONCURSO PEDRO IVO DE POESIA

A Amclam já prepara duas novas atividades que vêm coroar o primeiro quadrimestre de 2026: em poucos dias, será lançado o Edital do Concurso Anual Pedro Ivo de Poesia, evento que tem se firmado como um dos mais importantes do mundo literário brasileiro lançado por uma Academia. Em sua sexta edição, entregará uma premiação em dinheiro no valor de R$ 5.000,00, distribuídos entre os três primeiros colocados, além de magníficos troféus, criados especialmente para a competição, certificados aos participantes e, pelo segundo ano, a publicação de uma revista com as obras poéticas de todos os finalistas. O concurso é uma homenagem póstuma ao poeta Pedro Ivo de Carvalho Viana, primeiro acadêmico falecido do sodalício, que terá o seu ápice no dia 9 de abril, data natalícia do escritor.

Em seguida, será a vez do lançamento dos editais para acadêmicos efetivos e perpétuos, correspondentes e mirins, visto que a Amclam criará sua Academia Mirim. Os acadêmicos tomarão posse na solenidade de aniversário da Academia, com comemoração prevista para o dia 27 de maio.

O presidente Carlos Furtado afirmou que a conquista da sede da Academia, em dezembro do ano passado, permitiu o desenvolvimento de projetos há muito planejados, como a Academia Mirim, Carnamorado ou Amclamorado (a ocorrer em 12 de junho) e a Banda Marcial, os dois últimos em fase de organização. Sendo assim, a Amclam consolida-se como uma das Arcádias mais dinâmicas do Estado do Maranhão e quiçá do Brasil, fruto da sua gestão altaneira e da contribuição dos seus diletos acadêmicos.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens