Amclam reúne artistas da Música Popular Maranhense

Membros da Amclam e os artistas, que participaram da reunião sobre a Felicam
A Diretoria da Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares (Amclam) reuniu-se, na tarde do dia 8 de janeiro, na sede da Amclam, com consagrados artistas da Música Popular Maranhense (MPM) — Josias Sobrinho, Chiquinho França, Tutuca Viana e Rogerinho — com o objetivo de iniciar as primeiras tratativas para a implantação de um projeto institucional denominado Feira de Livros das Academias de Letras do Maranhão (Felicam), que terá sua primeira edição neste ano.
A iniciativa integra o conjunto de projetos estratégicos da Academia a serem desenvolvidos ao longo do ano de 2026, visando a valorização da produção literária, artística e cultural do estado, bem como ao fortalecimento da integração entre as academias de letras e os diversos segmentos da cultura maranhense. O projeto envolve uma ampla programação de atividades literárias, artísticas e científicas, incluindo palestras, mesas-redondas, rodas de conversa, contação de histórias, oficinas de leitura e escrita criativa para crianças, além de shows musicais, apresentações teatrais, performances poéticas, bem como lançamentos e comercialização de livros em estandes.
A reunião foi conduzida pelo presidente da Amclam, coronel Carlos Furtado, e contou com a participação dos acadêmicos Fabiane Moreira, diretora de Eventos; Clésio Muniz, presidente do Conselho Fiscal; Maria José, cordelista; e Paulo Avelar, procurador de Justiça e presidente da Academia Cururupuense de Letras.
O encontro marcou um passo decisivo para a construção coletiva da Felicam, que nasce com a proposta de se tornar um amplo espaço de celebração da literatura, da música, da memória e da identidade cultural do Maranhão.
A próxima reunião envolverá os presidentes das Academias de Letras e ocorrerá na próxima sexta-feira, dia 16.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.