Fechar
Buscar no Site

Fortaleza ganha Academia Cearense de Letras, Arte e Cultura Militar

Coronel Furtado, presidente da Almebras, empossa o presidente da ACLACM, coronel da PMCE Marco Aurélio

Fortaleza (CE) – Em solenidade realizada, na segunda-feira (15), no Palácio da Luz, foi instalada a Academia Cearense de Letras, Arte e Cultura Militar (ACLACM). O evento contou com a presença do maranhense coronel Carlos Furtado, presidente da Academia de Letras dos Militares Estaduais do Brasil e do Distrito Federal (Almebras), que deu posse ao primeiro presidente da instituição, o coronel Marco Aurélio Macedo de Melo; que, por sua vez, empossou os acadêmicos fundadores.

A ACLACM tem como patrono o coronel Francisco Austregésilo Rodrigues Lima (1929-2024), referência na Polícia Militar do Ceará, com marcante atuação como deputado estadual, secretário de Estado e professor por mais de 50 anos.

Mesa de honra, composta para instalação da Academia Cearense de Letras, Arte e Cultura Militar

A mesa de honra reuniu autoridades como os desembargadores Francisco Mauro Liberato (TJCE) e João Carlos de Araújo Uchôa, além da acadêmica Regina Pamplona Fiuza e do ex-governador Lúcio Alcântara. A cerimônia contou ainda com a apresentação da Banda de Música “Xavier Torres”, da PMCE.

Em seu discurso, o coronel Carlos Furtado ressaltou a importância do novo silogeu: “A ACLACM simboliza a união entre a tradição militar, a memória histórica e a força transformadora da palavra. Ao reunir homens e mulheres que conjugam o rigor das armas com a sensibilidade da pena, perpetua valores e projeta para o futuro o legado das Forças de Segurança e Defesa”.

Autoridades, acadêmicos, intelectuais e personalidades cearenses no Palácio da Luz

Com a instalação da ACLACM, o Ceará, berço da primeira academia literária do país (1894), reforça sua tradição cultural e passa a integrar a rede de academias militares apoiadas pela Almebras, já presente em diversos estados brasileiros.

Cel. Furtado entrega um mimo da Amclam ao presidente da ACLACM

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens