TV Ufma produz documentário inédito em comemoração aos dez anos da emissora

Equipe de produção e direção do documentário com o ex-reitor da Ufma, Natalino Salgado
A TV Ufma (Canal 16.1), em parceria com a Captura Produções, realiza as gravações finais de um documentário inédito em comemoração aos dez anos da emissora. Dirigido por Cecília Leite, Nádia Biondo e Gleyser Azevedo, o filme integra o projeto Acervo 10 Anos TV Ufma, aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), por meio da Fundação Sousândrade. O projeto inclui ainda o lançamento de um livro ilustrado sobre a trajetória da emissora, uma exposição interativa e uma página virtual, no site da TV, em comemoração aos dez anos do canal. O lançamento oficial acontecerá no final do mês de outubro, no teatro Aldo Leite do Palacete Gentil Braga.
Em cada set de gravação, em cada cena captada pelas lentes das câmeras é perceptível a alegria e emoção das pessoas que fizeram e que fazem parte da história da TV Ufma. Entre os entrevistados do filme estão o reitor da Ufma, Fernando Carvalho; e o superintendente de Comunicação da Ufma, Pablo Monteiro. Também compartilham suas histórias e experiências marcantes nessa caminhada a pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Zefinha Bentivi, que destacou a importância da TV Ufma como espaço de difusão do conhecimento, da cultura e da valorização da comunidade universitária e em geral; e concederam entrevistas ainda a professora Li-Chang Shuen, que foi a primeira coordenadora do Núcleo de Jornalismo da TV, e o primeiro diretor da emissora, professor Silvano Bezerra, que, no filme, conversa com a jornalista Luísa Rabelo, primeira repórter da emissora. Sob a gestão do professor Silvano, a emissora implantou o conceito de TV-Escola, equipada na época com tecnologia digital de ponta e estúdios completos. A professora Li-Chang Shuen, que também fez parte do nascimento da TV Ufma, fala da sua experiência na coordenação de Jornalismo e na criação da Agenda Fica a Dica, que continua em exibição até hoje.
TRAJETÓRIA BEM-SUCEDIDA
À frente da TV Ufma, há mais de cinco anos, a atual diretora, Cecília Leite, destaca, no documentário, as principais realizações da TV Ufma nesse período, expressando gratidão a todos os colaboradores que ajudaram a construir a trajetória bem-sucedida da emissora. Entre as principais contribuições da diretora estão a inovação, consolidação e ampliação da programação da TV, com formatos criativos e diferenciados, expandindo para vinte e dois o número de programas locais; a nova identidade visual e editorial, a criação do JTV Ufma, telejornal diário com convergência digital e recursos de acessibilidade, o programa SEM Filtro, um dos carros-chefes da programação; a expansão dos canais de exibição da emissora, que hoje, além dos canais aberto e por assinatura, está ao vivo no site e em plataformas digitais, como ABTUPlay, ConectaRNCP (da Empresa Brasil de Comunicação) e Eduplay, em que a TV Ufma se destaca entre as cinco emissoras públicas mais assistidas do país. A diretora fala também do importante papel da TV na divulgação da produção científica do estado e de sua relevante atuação na promoção e divulgação dos artistas e da cultura maranhense. Cecília Leite também relata a adoção de novos modelos de administração e planejamento estratégico, imprimindo uma gestão pública responsável e diferenciada, acrescida de sua ampla experiência profissional na televisão brasileira, nas funções de repórter, editora e apresentadora.
Também compartilham histórias e experiências marcantes dessa caminhada a repórter Ana Thereza Viegas, profissional com uma trajetória sólida no jornalismo; o jornalista Tiago Soares, responsável pela profissionalização do setor de jornalismo da TV Ufma, trazendo os primeiros profissionais com carreira iniciada no mercado, além de outros colaboradores que fizeram a história da emissora. Para saber mais sobre o documentário e o dia a dia da programação, acesse as redes sociais oficiais da TV Ufma, no Instagram, YouTube, X, TicToc e Facebook.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.