Presidente da Amclam participa de Festival Internacional de Poesia na Colômbia
Coronel Furtado lançou a edição bilíngue do livro “Divagações entre a Poesia e a Prosa” e apresentou a Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares

Apresentação de livros (E/D): José Onías Cuéllar Calderón (Colômbia), María Inés Iacometti (Argentina), Robin Prieto (Colômbia), Heber E. Souza Bálsamo (Uruguai), Carlos Augusto Furtado Moreira (Brasil) e Rújher Hernandez (Colômbia)
No período de 22 a 24 deste mês, o presidente da Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares (Amclam) e da Academia de Letras dos Militares Estaduais do Brasil e do Distrito Federal (Almebras), coronel Carlos Furtado, esteve em Valledupar, na Colômbia, participando do 2º Festival Internacional de Poesía Vallenata.
O evento foi organizado pela Corcultura e contou com a participação de poetas do Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, República Dominicana, Nicarágua, Guatemala e da própria Colômbia.

Poetas estrangeiros: Cel. Furtado (Brasil), Belkis Marte (República Dominicana), Ileana (Nicarágua), Erik Spinosa (Guatemala); atrás, Eduardo Marambio (Chile), Maria Inés (Argentina), Carmen e Herber Souza (Uruguai) e o colombiano Adalin Aldana (organizador do Festival)
O Vallenato é um estilo musical do Caribe colombiano, nascido em Valledupar, que ganhou projeção mundial a partir de 1993, quando Carlos Vives lançou o álbum Clásicos de la Provincia.
Carlos Furtado é autor da obra “Divagações entre a Poesia e a Prosa”, cuja primeira parte é dedicada a poemas e a segunda reúne várias crônicas em referência ao estilo musical colombiano. O livro bilíngue foi lançado durante o festival e recebeu ótima acolhida da crítica internacional.

Estudantes do Colégio Leônidas Carneir posam ao lado do escritor Cel. Furtado
Ao apresentar alguns poemas e crônicas em recitais, Carlos Furtado foi muito ovacionado, tanto pela qualidade da pesquisa sobre o Vallenato quanto pela fluência com que se expressou em castelhano. Como reconhecimento, recebeu uma medalha personalizada da direção do festival, além de exemplares de obras de poetas presentes.
Na oportunidade, Carlos Furtado também apresentou a Amclam, iniciando diálogos com instituições literárias de diversos países, com vistas a futuras parcerias e à assinatura de projetos em conjunto.

Cel. Furtado presenteia o maestro Mateo Torres, um dos homenageados do Festival
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.