Corregedor visita instalações do Guarda-Roupa Social
O projeto é destinado a pessoas em situação de vulnerabilidade social que necessitam acessar serviços no Fórum

Desembargador José Luiz de Almeida, em visita ao Guarda-Roupa Social
Inaugurado em 18 de agosto, o Guarda-Roupa Social é uma iniciativa que tem como objetivo ampliar o acesso da população à Justiça, promovendo inclusão e acolhimento. O projeto é destinado a pessoas em situação de vulnerabilidade social que necessitam acessar serviços no Fórum. Na sexta-feira (22), o corregedor-geral da Justiça, desembargador José Luiz de Almeida, visitou as instalações do espaço, acompanhado da diretora do Fórum de São Luís, juíza Andréa Furtado Perlmutter Lago.
O desembargador destacou a importância e o caráter inédito da iniciativa no Judiciário maranhense, ressaltando que o projeto contribui para evitar o cancelamento ou adiamento de audiências, garantindo o regular andamento processual e, ao mesmo tempo, promovendo a inclusão social.
O Guarda-Roupa Social funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Para utilizá-lo, a pessoa deve se dirigir à recepção do Fórum, apresentar documento de identificação e preencher um formulário com o auxílio de um atendente. Em seguida, é encaminhada ao espaço, localizado na parte externa e próximo à entrada do Fórum, onde pode escolher roupas, tomar banho, caso deseje, e, então, ser atendida. Ao final, pode optar por levar as roupas utilizadas ou devolvê-las.
A iniciativa recebe doações internas e externas. No Fórum, há uma sala reservada para o armazenamento das peças. A higienização das roupas utilizadas durante a semana é realizada na lavanderia do Sistema Penitenciário, por meio de parceria da Justiça maranhense com a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária. Após esse processo, as peças retornam ao Fórum.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.