Julho Amarelo: A importância dos exames para detectar hepatites virais que são silenciosas e perigosas
Campanha nacional incentiva testagem e reforça a importância do diagnóstico precoce das hepatites B e C

A Dra. Elda Noronha, assessora científica do Lacmar e PhD em Oncohematologia, alerta para a importância de manter os exames de sangue em dia para prevenção das hepatites virais
As hepatites virais continuam sendo um problema de saúde pública que avança de forma silenciosa no Brasil. Estima-se que mais de 1,5 milhão de brasileiros vivam com hepatite B ou C sem saber.
Essas doenças, causadas por diferentes vírus (A, B, C, D e E), atacam o fígado e podem evoluir para quadros graves, como cirrose ou câncer hepático, especialmente quando não diagnosticadas precocemente.
É justamente por isso que campanhas como o Julho Amarelo, promovida anualmente pelo Ministério da Saúde, são fundamentais. A mobilização tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado das hepatites, com foco especial nas hepatites B e C, que podem permanecer assintomáticas por anos.
É fundamental que a população entenda que as hepatites podem ser assintomáticas por muito tempo”, alertam os especialistas.
A DETECÇÃO PRECOCE SALVA VIDAS
Detectar uma hepatite viral no início pode significar a diferença entre uma vida saudável e complicações irreversíveis. A hepatite C, por exemplo, pode ser curada com medicamentos antivirais, especialmente quando identificada antes de comprometer seriamente o fígado. Já a hepatite B tem tratamento que controla a progressão da doença e reduz riscos de agravamento.
O teste laboratorial é a única forma de confirmar a infecção. Simples, rápido e seguro, o exame é essencial principalmente para pessoas que se enquadram em grupos de risco, como profissionais de saúde, usuários de drogas injetáveis, pessoas que receberam transfusões antes de 1993 e parceiros sexuais de indivíduos diagnosticados.
LACMAR: EXCELÊNCIA E CONFIANÇA NA TESTAGEM
Em São Luís e região, o Laboratório Lacmar tem se consolidado como parceiro da saúde pública e privada no enfrentamento às hepatites virais. Com equipe técnica especializada, equipamentos de última geração e atendimento humanizado, o Lacmar realiza exames sorológicos para detecção dos vírus B e C com alto grau de confiabilidade.
Durante todo o mês de julho, o laboratório reforça sua campanha educativa nas redes sociais, distribui materiais informativos e orienta seus pacientes sobre a importância da testagem preventiva, especialmente para aqueles que nunca realizaram exames hepatológicos.
“O exame é rápido e pode mudar o rumo de uma vida. Muitas vezes a pessoa descobre a doença em estágio avançado, quando poderia já estar em tratamento há anos. Por isso, nosso papel é também educar e alertar a população”, destacou a Dra. Elda Noronha, assessora científica do Lacmar e PhD em Oncohematologia.
PREVENIR É O MELHOR REMÉDIO
Além da testagem, o Julho Amarelo lembra que a vacinação contra hepatite B, disponível gratuitamente no SUS, é uma das principais formas de prevenção. Também são recomendadas práticas como o uso de preservativos, não compartilhamento de objetos cortantes ou perfurantes e o cuidado em procedimentos estéticos e médicos.
O Laboratório Lacmar está preparado para atender quem busca se prevenir ou confirmar a infecção. O agendamento pode ser feito por telefone, aplicativo ou diretamente nas unidades. Para quem nunca fez o exame ou possui histórico de fatores de risco, é ainda mais urgente.
Julho Amarelo é mais que uma campanha. É um alerta de que cuidar da saúde do fígado é essencial — e isso começa com um exame simples.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.