Acadêmico da Amclam lança livro na Academia Maranhense de Letras

Coronel Furtado, presidente da Amclam, com o escritor Sebastião Bispo Lopes
O auditório da Academia Maranhense de Letras (AML), na noite do dia 24 de julho de 2025, recebeu um público expressivo — convidados do escritor Sebastião Bispo Lopes, da Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares (Amclam), para o lançamento de sua mais recente obra: “BINÉ, o navegante! Biografias & Pesquisas”.
Segundo o autor, a obra é dedicada a seu amigo e companheiro de viagens à terra natal, Bequimão, município maranhense, que, infelizmente, faleceu antes do lançamento.
Lopes, oficial veterano da Polícia Militar do Maranhão, conciliou a carreira militar com sua formação acadêmica em Física, tornando-se professor do ensino médio na rede pública maranhense.
Durante sua trajetória educacional e intelectual, buscou constante aperfeiçoamento, participando de capacitações, seminários, ciclos de palestras, semanas de estudos, simpósios e encontros diversos.
Na carreira militar, galgou postos até alcançar o de tenente-coronel no serviço ativo, tendo ocupado funções de significativa relevância, inclusive, na Prefeitura de São Luís, onde comandou a Guarda Municipal.
Ao ser transferido para a reserva remunerada, foi nomeado secretário municipal de Cooperação para Assuntos de Segurança Pública, em sua terra natal. Além disso, trilhou o caminho da corretagem de imóveis, tendo se inscrito no Creci-MA, chegando, inclusive, ao cargo de Conselheiro Federal do respectivo Conselho.
Em 2015 e 2017, publicou as obras “Coronel Lopes: uma experiência de vida” e “Bequimão: sua evolução histórica”, o que motivou seu convite, em 2018, para integrar a Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares (Amclam). Desde então, não parou mais: chega agora à sua sétima obra publicada.
Acadêmico assíduo e colaborativo, Sebastião Bispo Lopes tem contribuído, de forma significativa, com a Amclam, ocupando, desde a primeira gestão, uma das cadeiras do Conselho Fiscal.
Convivendo na vida acadêmica literária, escreveu, ao longo desses sete anos: Segurança Pública no Brasil: história, situação atual, sugestões (2019); Dona Neusa (2019); A Insegurança na Segurança Pública do Brasil: de quem é a responsabilidade? Aspectos para reflexão (2023); Física: A ciência nas coisas materiais — uma convivência com a literatura (2024).
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.