Dia Mundial de Prevenção de Quedas (24) lembra a importância da segurança dentro de casa
Adaptar o lar com itens de segurança ajuda a evitar quedas entre idosos

Neste lavabo, de um lar de idosos, diversas barras de apoio foram instaladas nas paredes, para oferecer mais segurança
Nesta terça-feira, 24 de junho, celebra-se o Dia Mundial de Prevenção de Quedas, uma data que reforça um alerta importante: a maioria dos acidentes com idosos acontece dentro de casa e pode ser evitada com medidas simples de segurança.
Engana-se quem pensa que o maior risco está nas ruas. O perigo, muitas vezes, mora dentro do próprio lar. Banheiros escorregadios, tapetes, pisos lisos, móveis mal posicionados e pouca iluminação são apenas alguns dos fatores que aumentam o risco de quedas, principalmente na terceira idade, quando os reflexos já não são os mesmos e os ossos estão mais frágeis.

Neste banheiro, além do piso antiderrapante, uma barra menor foi instalada na parede e outra maior, foi afixada no chão
ITENS DE SEGURANÇA QUE FAZEM A DIFERENÇA: DA PREVENÇÃO À TRANQUILIDADE
Para ajudar a prevenir acidentes, a recomendação dos arquitetos do Grupo Potiguar é clara: Adaptar o ambiente com soluções acessíveis e eficazes, com produtos que podem ser encontrados nas lojas do grupo. Algumas das principais medidas incluem:
Barras de apoio e segurança: Disponíveis em diversos tamanhos e materiais (do plástico ao inox), elas devem ser instaladas em locais estratégicos como banheiros (ao lado do vaso sanitário e dentro do box), próximo à cama e até em corredores.
Pisos antiderrapantes: Uma troca simples que traz muita segurança, principalmente em áreas úmidas como banheiros, cozinhas e lavanderias.
Assentos sanitários elevados: Facilitam a movimentação dos idosos, diminuindo o esforço ao sentar e levantar.
Sensores de movimento e iluminação adequada: Instalar interruptores acessíveis ou sensores de presença entre o quarto e o banheiro, por exemplo, evita que o idoso caminhe no escuro durante a noite.
Eliminação de obstáculos: Retirar tapetes soltos e móveis mal posicionados reduz os riscos de tropeços.
Fixação segura dos móveis: Nichos e armários bem fixados evitam que o idoso use móveis instáveis como apoio, prevenindo quedas mais graves.

Nas lojas Potiguar, há diversos modelos e tamanhos de barras de segurança, também encontradas nas versões em plástico
Dona Maria Fernandes, de 84 anos, sabe bem o quanto esses itens de segurança fazem a diferença. Há cinco anos, após uma queda no banheiro, ela fraturou o fêmur e precisou de cirurgia. Após sua recuperação, com o apoio de um vendedor da Potiguar, ela instalou barras de segurança, trocou o assento sanitário por um modelo mais alto e reorganizou a casa para garantir mais mobilidade e segurança. “Agora, me sinto muito mais segura. Depois da queda, aprendi que o perigo maior está dentro de casa e toda a atenção é necessária. Valeu cada centavo os investimentos que fiz, agora me sinto mais segura”, contou a aposentada.

Os assentos mais altos são ideais para idosos que sentem dores nos joelhos e pernas. Já os mais baixos são ideais para cadeirantes
Em todas as lojas da Potiguar em São Luís, Santa Inês, Bacabal e Imperatriz, o cliente encontra diversos produtos essenciais para deixar a casa mais segura, especialmente para os idosos.
A diva é aproveitar o Dia Mundial de Prevenção de Quedas como um lembrete: Prevenir hoje, é garantir mais qualidade de vida amanhã.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.