Juscelino Filho conquista ambulâncias do Samu para municípios maranhenses
Codó recebeu três veículos na sexta-feira (31), e as demais cidades receberão em março. Ministro reitera compromisso de seguir trabalhando pela ampliação da cobertura do serviço de urgência e emergência no Maranhão
Graças à atuação do deputado federal e ministro das Comunicações, Juscelino Filho, cinco municípios maranhenses garantiram novas ambulâncias para renovação da frota do Samu 192. Codó recebeu três viaturas na última sexta-feira (31), em ato realizado em Salvador (BA). Já Açailândia (1 viatura), Cidelândia (1 viatura), Presidente Dutra (2 viaturas) e Timon (2 viaturas) receberão as ambulâncias em março, em novo ato na Bahia, onde fica a fábrica.
“Em meados do ano passado, apresentamos a demanda ao Ministério da Saúde e fomos contemplados com essas nove ambulâncias, que já estão com cinco, seis anos de uso e precisam ser trocadas. Essa renovação de frota é um compromisso do nosso governo, por meio do Novo PAC, garantindo mais segurança para o transporte dos pacientes e para os profissionais, os samuzeiros”, afirmou Juscelino Filho.
Ainda segundo o ministro, a expansão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é prioridade do presidente Lula. “O Samu, que já salva vidas há 20 anos, atende hoje quase 190 milhões de brasileiros. Nossa meta é chegar a toda a população. Vamos seguir trabalhando para expandir essa cobertura, inclusive no Maranhão, buscando conquistar novas bases nos municípios e mais viaturas”, garantiu Juscelino Filho.
De 2017 a 2022, com a estagnação do Samu, cerca de 28 milhões de brasileiros ficaram sem atendimento. Por isso, o serviço de urgência foi incluído no Novo PAC, o que está possibilitando sua ampliação. No ano passado, o Ministério da Saúde também aumentou em 30% os valores do custeio, elevando o total repassado por ano de R$ 1,3 bilhão para R$ 1,7 bilhão. O objetivo é minimizar a sobrecarga nos municípios e incentivar a universalização do serviço em todo o país.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.