Encontro reúne mais de mil ciclistas na capital maranhense
Evento contou a participação dos amantes do pedal de várias cidades do Maranhão

Encontro reuniu mais de mil ciclistas, em sua primeira edição, ocorrida no último domingo (26)
No último domingo (26), as ruas da região central de São Luís foram tomadas por um grande número de ciclistas, vindos de diversos bairros da capital maranhense e de cidades do interior do estado. O motivo da concentração de tantas bicicletas foi a realização do 1º Encontro de Ciclistas do Maranhão, promovido pelo Grupo Instituto Bike.
Segundo os organizadores encontro, a ideia do encontro em São Luís se deu a partir do Grupo de Ciclistas da Baixada, que é formado por ciclistas de várias cidades da Baixada Maranhense. Joysi Fonseca, integrante da coordenação do evento realizado no domingo passado, explicou que o Grupo Instituto Bike participou de diversos encontros na Baixa e, por esse motivo, acabou sendo escolhido para promover o estadual.
“A ideia é que o encontro em São Luís seja anual. Por esse motivo, haverá uma segunda edição, ainda neste ano, para que fique acontecendo sempre no último final de semana do mês de setembro”, ressaltou Joysi Fonseca.

O evento foi organizado pelos integrantes do Grupo Instituto Bike
MAIS DE MIL PESSOAS
O encontro estadual teve a participação de mais de mil pessoas, distribuídas nos 88 grupos inscritos, além daquelas que não se inscreveram, mas decidiram participar apenas para percorrer o percurso e não ficar de fora de mais um pedal de domingo.
Além dos ciclistas dos quatro municípios da região metropolitana de São Luís, o encontro contou também com atletas de diversas cidades do interior do Maranhão, como: Guimarães, Mirinzal, Bacuri, Cururupu, Pinheiro, Monção, Amapá do Maranhão, Centro Novo, Governador Nunes Freire, Santa Luzia do Paruá, Santa Inês, Matinha, Viana, Penalva, Igarapé, Vitória do Mearim, Brejo, Barreirinhas, Chapadinha, Santa Rita, Alcântara, Itapecuru-Mirim e Urbano Santos.
Entre os 88 grupos participantes, seis foram considerados vencedores pela quantidade de ciclistas. No eixo São Luís, em primeiro lugar ficou o Pedal Brothers; em segundo, o Coroas do Pedal; e, em terceiro, o Utopia. No eixo dos grupos das cidades visitantes, quem levou o primeiro lugar foi o município de Matinha, seguido por Brejo e Itapecuru.

O Grupo Pedal Brothers ficou em primeiro lugar, com o maior número de participantes
CONCENTRAÇÃO E PERCURSO
A concentração dos ciclistas se deu nas primeiras horas do domingo (26), na Praça Deodoro, na região central da capital maranhense. De lá, eles saíram pedalando pelas ruas do Centro, passando pelo Mercado Central, Palácio dos Leões, Beira-Mar, seguindo pela Ponte do São Francisco até chegar à Ponta d’Areia, Espigão Costeiro, Avenida dos Holandeses, Praça do Pescador e Avenida Litorânea.
Antes da saída, todas as pessoas foram contempladas com um reforçado café da manhã, composto principalmente por frutas. Os ciclistas tiveram direito, ainda, a almoço, medalhas para todos, acompanhamento de um carro para hidratação e sorteio de brindes, entre kits de ciclismo e duas bicicletas novas.
Para a realização do evento, os organizadores contaram com o apoio de algumas instituições, como Instituto Fonseca, Raposão da Motoca, Sindicato dos Vendedores Ambulantes de São Luís, Curso Wellington, Jota Cicli Bike Shop, WNG Estilo 7 e do Encontro dos Ciclistas da Baixada. A organização adotou, também, algumas medidas para garantir a segurança dos ciclistas, a exemplo da exigência que cada grupo tivesse seus batedores, presença de batedores do Grupo Instituto Bike e o acompanhamento de agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).
A organização avaliou o encontro como gratificante, pela sua magnitude, prevalecendo a certeza do dever cumprido. “A união de todos os ciclistas do Maranhão em uma grande confraternização”, reforçou Joysi Fonseca.

Um dos percursos percorridos pelos ciclistas foi a Avenida Litorânea
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.