Escritor natural de Cururupu lança livro sobre o Rio de Janeiro no século XIX
Foi lançada no dia 30 de outubro, deste ano, a obra “Rio de Janeiro Século XIX” (Ibis Libris Editora), de Pedro Henrique Miranda Fonseca, que é fruto de estudos que resultaram em textos publicados na imprensa e, agora, estão reunidos. O objetivo é dar uma visão de conjunto do que foi o cotidiano oitocentista da cidade, destacando cantos, recantos, encantos, problemas e mazelas.
Como a então capital do Brasil, o Rio de Janeiro representava uma verdadeira síntese do país e a porta de entrada para viajantes estrangeiros que aqui aportavam. Os forasteiros tinham um olhar diferente dos habitantes locais. Por isto, destacavam elementos que escapavam a estes por considerá-los banais. Uma visão de estranhamento nos mostra, muitas vezes, características não valorizadas, por considerá-las naturais no nosso cotidiano.
O autor da obra é o maranhense Pedro Henrique Fonseca, natural da cidade de Cururupu. Ele, também, é um dos colaboradores do Jornal Pequeno, matutino sediado em São Luís, no qual costuma publicar seus artigos.
Pedro Henrique chegou ao Rio em 20 de janeiro de 1982, para complementar sua formação médica. “Radiquei-me na cidade pela qual me apaixonei e comecei a estudar a sua História. Neste estudo, privilegiei o século XIX, por ele representar o seu apogeu, sendo este marcado como o Século Carioca”, destacou.
A expressão usada para se referir ao Rio, “Purgatório da Beleza e do Caos”, poderia ser usada já no século XIX. Um trecho do livro evidencia a afirmação. “A natureza exuberante, reunindo o mar, a montanha e a floresta, sob um céu tropical, deslumbrava os viajantes. Tal encantamento, entretanto, era, em grande parte, desfeito ao entrarem em contato com a cidade, que se apresentava com ruas estreitas, imundas e malcheirosas; arquitetura civil de gosto duvidoso”.
FICHA TÉCNICA
Editora: Ibis Libris Editora
Preço: R$ 50,00
Autor: Pedro Henrique Miranda Fonseca
ISBN: 978-85-7823-404-1
Idioma: português
Edição: 1ª
Encadernação: brochura
Número de Páginas: 144
Formato: 14cm x 21cm
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.