Fechar
Buscar no Site

A coroação de Charles, um rei excêntrico 

O autor deste artigo com seu filho, Frederico, em visita a Londres

LUIZ THADEU NUNES E SILVA*

Neste sábado (6), acontecerá a coroação do rei Charles III e sua esposa Camila, na Abadia de Westminster, em Londres, que será conduzida pelo Arcebispo de Canterbury. “A coroação refletirá o papel do monarca hoje e olhará para o futuro”, disse o Palácio de Buckingham em comunicado. Com Charles ao trono, sua mulher, a duquesa da Cornualha, Camilla Parker Bowles, se tornou a rainha consorte.

Charles Philip Arthur George, 74 anos, tornou-se rei em 08 de setembro de 2022, data em que morreu sua mãe, Elizabeth II.

Charles nasceu no Palácio de Buckingham, Londres, Inglaterra, no dia 14 de novembro de 1948. Filho primogênito de Elizabeth e Philip Mountbatten, sendo primeiro neto do Rei George VI e de Elizabeth, também conhecida como Rainha-Mãe.

Mais de 2.200 pessoas vão participar da cerimônia de coroação do rei Charles III. De acordo com o Palácio de Buckingham, que divulgou as informações, na lista de convidados inclui representantes de 203 localidades pelo mundo, bem como agentes comunitários e de caridade.

Como tudo é tradição quando se fala na realeza britânica, o monarca e sua esposa Camilla usarão dois conjuntos de vestes no serviço de coroação: mantos de estado vermelhos quando chegarem e mantos roxos de propriedade quando saírem, conservados ou feitos pelos alfaiates da empresa londrina Ede e Ravenscroft, de 334 anos.

A coroação da rainha Elizabeth II, em 1953, contou com uma pomposa cerimônia e enorme fervor popular. Mas poucos traços restaram desse ímpeto nacional. Uma pesquisa realizada em meados de abril mostrou que dois terços dos britânicos não estão interessados no evento.

A soberana que faleceu em setembro, aos 96 anos, era extremamente popular. Mas seu herdeiro é um rei idoso, de 74 anos, e seu casamento está longe do glamour de William, seu filho, com Catherine.

É crescente o descontentamento de parte da sociedade britânica em custear a vida de luxo e glamour da realeza inglesa.

Segundo o grupo Republic, que advoga pelo fim da monarquia no Reino Unido, quando incluídos os gastos com segurança, a família real tem um custo anual de 345 milhões de libras. Ou seja: R$ 2 bilhões. Dados de 21 de set. de 2022.

O rei coroado é um homem excêntrico e cheio de manias.

De acordo com a biografia “The King: The Life of Charles III”, o rei Charles ainda dorme com seu ursinho de pelúcia de infância.

O ex-manobrista da Família Real, Michael Fawcett, revelou ao autor que Charles não viaja sem o seu brinquedo. Fawcett ficava encarregado de cuidar do ursinho e de transportá-lo, se fosse necessário. Ele também contou que a ex-babá da realeza, Mabel Anderson, era chamada sempre que o brinquedo precisava ser consertado.

O chefe do serviço de gastronomia de Charles, Darren McGrady, deu informações sobre o café da manhã: “As ordens eram colocar duas ameixas e um pouco de suco num copo. Ele sempre deixava uma ameixa para que voltasse para mim e eu a repusesse no copo. Uma manhã pensei em colocar somente uma. Então, ele me chamou e perguntou: ‘Por favor, tem duas?’ Dessa forma, continuei a enviar duas e ele continuava sempre me devolvendo uma.”

O ex-mordomo da princesa Diana, Paul Burrell, disse no documentário “Serving the Royals: Inside the Firm” que o pijama de Charles deve ser passado todas as manhãs, assim como os cadarços de seus sapatos.

Ao viajar, Charles costuma enviar sua cama, alguns de seus móveis, fotos e enfeites para onde ficará hospedado. No ano passado, antes de sua visita ao Canadá, o rei Charles ordenou que sua cama ortopédica, um assento sanitário inodoro e uma marca específica de papel higiênico fossem transportados com antecedência.

Segundo o ex-mordomo, o rei também sequer toca na pasta de dentes. Todas as manhãs, seus camareiros precisam deixar na escova 2,5 cm de pasta de dente, de forma bastante simétrica e centralizada para que não caia. E isso precisa ser feito minutos antes que ele escove os dentes.

Com uma agenda cheia de eventos, Charles muda de roupa até cinco vezes por dia, com a ajuda de criados, de acordo com o livro “Rebel Prince: The Power, Passion and Defiance of Prince Charles”.

Ainda vamos muito ouvir falar das excentricidades do rei Charles.

*Eng. agrônomo, palestrante, cronista e viajante. Autor do livro “Das muletas fiz asas”, o latino americano mais viajado do mundo com mobilidade reduzida, visitou 151 países em todos os continentes.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens