Fechar
Buscar no Site

AMCJSP entrega Medalha Fran Paxeco para professores

Edith Ramos, Francisco Araujo e Thiago Allisson: medalha Fran Paxeco

A Academia Maranhense de Cultura Jurídica, Social e Política – AMCJSP concederá hoje, às 16h, no Plenário da OAB-MA, a Medalha do Mérito Acadêmico Fran Paxeco aos professores Edith Maria Barbosa Ramos, Thiago Allisson Cardoso de Jesus e Francisco José Araujo. O evento, nesta sexta-feira (28), “marca uma data muito importante para o universo jurídico maranhense, o 105º aniversário de fundação da Faculdade de Direito do Maranhão” – afirmou o presidente da Academia, o advogado e professor Sergio Tamer.

Conforme o Regimento da Academia, a outorga da Medalha do Mérito Fran Paxeco destina-se a homenagear professores que tenham se destacado na docência jurídica, através de atividades que contribuam para o desenvolvimento da pessoa humana e do Estado Democrático de Direito. Dessa maneira, a Medalha FRAN PAXECO, estatuída regimentalmente pela A.M.C.J.S.P. – “é um justo reconhecimento aos que dedicam seu labor diário ao ensino jurídico, e aos princípios democráticos” – acrescentou Tamer.

FRAN PAXECO E A FACULDADE

DE DIREITO: 105 ANOS DE FUNDAÇÃO

Manuel Francisco Pacheco (seu nome de batismo), nascido em Setúbal, Portugal, teve direta participação na criação da Faculdade de Direito do Maranhão, no ano de 1918, ao lado de Domingos de Castro Perdigão, Alfredo de Assis, Almeida Nunes e Antônio Lopes, razão da instituição dessa comenda para homenagear aqueles que se destacam na docência jurídica e no desenvolvimento do Direito em nosso Estado.

Ao chegar ao Maranhão, em 1900, com 26 anos de idade, teve uma intensa participação na vida política e social do Estado. Foi jornalista, professor, historiógrafo, geógrafo, orador e diplomata. Lente do Liceu Maranhense, professor honoris causa da Faculdade que ajudou a criar, sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, cônsul de Portugal, teve ainda papel preponderante, ao lado de Antônio Lobo, na criação da Academia Maranhense de Letras.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens