Caminhada manifesta desejo por inclusão e conscientização do autismo
TEXTO: LUCIENE VIEIRA
Nesta semana, o espaço de atendimento Neuro Ativa promoveu uma caminhada em prol dos direitos de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), pelas ruas do Anjo da Guarda. O evento teve apoio do Grupo de Apoio a Mães de Autistas do Anjo da Guarda (Gammag).
A caminhada ocorreu no último domingo, 2 de abril, tendo como tema “Autismo e desenvolvimento humano”.
Segundo Lourdiene Pereira dos Santos, que é especialista em Neuropsicopedagogia e Psicopedagogia, o objetivo da caminhada foi levar informação à comunidade e chamar a atenção dos gestores públicos. “É necessária a criação de políticas públicas, que venham atender a comunidade autista da região, assim como atender crianças com transtornos como TDAH e dificuldades de aprendizagem escolar”, informou Lourdiene.
A psicopedagoga afirmou que os pais se deslocam de bairros distantes para realizarem acompanhamento com a equipe multidisplinar, ou aguardar entre dois e cinco anos para que um acompanhamento médico comece.
“E quando entram na adolescência, infelizmente os acompanhamentos são interrompidos, pois são realizados apenas até os 11 anos e 11 meses. Estas famílias precisam de acompanhamento para seus filhos, no bairro e em todas as fases da vida, pois autismo e outros transtornos não têm cura. E muitas famílias desta região não têm condições de se deslocar do bairro para outros distantes”, declarou Lourdiene.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.