Amclam realiza sessão para posse de novos acadêmicos
A Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares (Amclam) “Casa do Brigadeiro Falcão” realizou, na última sexta-feira (19), uma concorrida Sessão de Posse dos Acadêmicos José Augusto Silva Oliveira, José de Ribamar Castro e Roberto Carvalho Veloso, eleitos pela Assembleia Geral de 29 de outubro de 2020. O evento aconteceu na Casa de Eventos Gree Palace, no Parque Atlântico.
A solenidade iniciou-se com a entrada dos acadêmicos acompanhados de suas consortes, os quais tomaram assento em lugares de destaque. Compuseram a mesa de honra o presidente da Amclam, acadêmico Carlos Augusto Furtado Moreira que presidiu os trabalhos; o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Dr. Reynaldo Soares da Fonseca; o desembargador federal, Dr. João Batista Gomes Moreira; o primeiro secretário do sodalício, acadêmico Carlos Frank Pinheiro Oliveira, complementada posteriormente pelos acadêmicos empossandos que adentraram ao salão acompanhados por acadêmicos designados pelo presidente.
AMCLAM
A Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares é um sodalício cultural misto, cujos membros integrantes fazem parte da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e outras personalidades maranhenses que com estas instituições, possuem laços fraternos de amizade, todos possuidores de habilidades nas ciências sociais, letras e artes. Fundada em 31/05/2018, objetiva: I – Estimular, reconhecer, fomentar e valorizar a ciência, letras e artes em todos os níveis; II – Incentivar e motivar os militares estaduais na produção de obras científicas, literárias e artísticas; III – Desenvolver o viés artístico em todos os gêneros; IV – Resgatar e ampliar a história das Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão; V – Defender e perpetuar as tradições militares, maranhenses e brasileiras; VI – Cultuar o vernáculo, a literatura e arte nacional; VII – Promover parcerias constantes e fraternas com as instituições e sodalícios da literatura e da cultura e da arte e VIII – Intercambiar com centros de atividades culturais brasileiros e internacionais.
OS ACADÊMICOS EMPOSSANDOS
Professor José Augusto Silva Oliveira é graduado em Engenharia Agronômica com especialização em Comercialização e Financiamento Agrícola, Mestrado em Economia Rural. É membro do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, onde foi seu presidente, integra outros Sodalícios. É casado com a senhora Aidê Duarte Oliveira, professor universitário e autor de várias produções e ocupara a cadeira nº 35, patroneada pelo Marechal Luís Alves de Lima e Silva, O Duque de Caxias.
Desembargador José de Ribamar Castro é graduado em Filosofia e Direito com especialização em Filosofia Contemporânea e Direito Processual Civil. Possui ainda pós-graduação em Teologia Bíblica e Atualização em Pedagogia; Pensamento Franciscano e Experiência em Pensamento Franciscano. É Professor Universitário aposentado, foi juiz de direito com atuação em várias Comarcas do Estado do Maranhão e atualmente é Desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão. Casado com a Sra. Maria Violeta Lima Castro, é membro da Academia Pinheirense de Letras, Artes e Ciências (Aplac), tendo publicado as seguintes obras: Apontamentos de Organização Social e Política; Lampejos Medievais; Biografia de José Maria de Jesus Marques; Tutela Antecipada e Breves Considerações Históricas sobre a Justiça Militar no Maranhão; Matrimônio como sacramento – abordagens das circunstâncias impeditivas passíveis de nulidade.
O juiz Roberto Carvalho Veloso é graduado em Direito; mestre em Direito e doutor em Direito. É professor e pesquisador do UniCeuma; professor associado da Universidade Federal do Maranhão; professor colaborador da Universidade Autónoma de Lisboa/Portugal; coordenador do Mestrado em Direito da Ufma; membro do Conselho Superior da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e juiz federal no Maranhão. É casado com a senhora Mônica Maria dos Santos Rezende Veloso e autor do livro Crimes Tributários (2011); autor de capítulos de vários livros publicados; autor de vários artigos publicados em periódicos e revistas; organizador de várias obras.
Utilizando da palavra o presidente Carlos Furtado fez a abertura dos trabalhos, declarando aberta a Sessão Solene, para em seguida convidar a senhora Maria Violeta Lima Castro, consorte do acadêmico empossando desembargador Castro, mais experiente entre as três consortes, para proceder o acendimento das luzes da sabedoria: ritual onde três luzes, com significados especiais são acesas: amarela que propicia alegria, calor, movimento e criatividade. Desenvolve a arte, a literatura e as ideias. Branca – propicia pureza, paz de espírito e tranquilidade. Fortalece a segurança e a estabilidade e azul – além de também propiciar tranquilidade, atrai prosperidade e abre os caminhos no campo profissional.
Em continuidade, os cadetes da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias da Polícia Militar do Maranhão entronizaram o Pavilhão Nacional, a Bandeira do Estado do Maranhão e o Estandarte da Amclam ao som do Hino Nacional.
O major Leonardo Oliveira e sua esposa Glenda Oliveira; apadrinharam o professor José Augusto.
A senhora Miriam Raquel, filha e as netas, amadrinharam o desembargador Castro.
A senhora Mônica Maria dos Santos Rezende Veloso, esposa, amadrinhou o juiz federal Roberto Veloso.
Na sequência ocorreu a diplomação, o juramento e a posse dos acadêmicos que foram saudados pelo Acadêmico Paulo Silvestre Avelar Silva, o qual sintetizou a grandiosidade da vida e obra dos empossandos, enaltecendo suas virtudes e qualidades morais. Por sua vez, representando os empossandos, usou da palavra o Acadêmico José Augusto Silva Oliveira para externar os agradecimentos.
Por fim voltou a fazer uso da palavra, o presidente, acadêmico Carlos Furtado que registrou o enriquecimento e o reforço que a Amclam recebe com a posse dos três novos membros que se juntam a um grupo seleto de personalidades civis e militares, relembrando que o Sodalício recebeu duas condecorações que demonstram a grandeza da instituição, apesar de sua jovialidade (ainda a completar quatro anos), a Academia que mais se destacou no ano de 2019, conferido pela Coluna VIP do Jornal Pequeno na Noite das Personalidades e Destaque do Ano de 2021, conferido agora em 2021 pela Federação Brasileira das Academias das Ciências, Letras e Artes, no III Encontro Nacional das Academias de Letras, ocorrido nos dias 29 e 30 em São Luís.
O apagamento das luzes da sabedoria coube a senhora Mônica Veloso, para em seguida os registros das fotos oficiais. O ministro Reynaldo da Fonseca falou: foi uma festa magnifica, uma solenidade maravilhosa que mostra a pujança da Casa do Brigadeiro Falcão.
O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.