Fechar
Buscar no Site

Estudo pioneiro no Brasil possibilita reabilitação acelerada para as cirurgias de prótese do quadril

Cirurgia de quadril realizada pelo ortopedista Raul Frankllim, no UDI Hospital

Em São Luís, pacientes que precisam se submeter a cirurgia para a colocação de prótese no quadril por causa de artrose estão passando, em média, dois dias internados, e não mais sete, como era antes. A redução tão expressiva de tempo é possível graças à pesquisa pioneira no Brasil desenvolvida pelo ortopedista maranhense Raul Frankllim de C. Almeida. O protocolo é fruto da tese de doutorado do médico, intitulada “Artroplastia Total do Quadril: Fast Track Surgery”. Ele é especialista em cirurgia do quadril e joelho no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Esporte do UDI Hospital, onde atualmente o procedimento é feito exclusivamente pela rede particular na capital.

O trabalho tem como diferencial o aperfeiçoamento do procedimento cirúrgico com intensificação dos cuidados do paciente em três fases: pré-operatório, transoperatorio e pós-operatório. O objetivo principal é proporcionar a realização do procedimento cirúrgico de forma mais fisiológica, buscando a diminuição do sangramento, melhor controle da dor, prevenção de náuseas e vômitos. O paciente é abordado antes, durante e depois da cirurgia de forma multidisciplinar para proporcionar uma reabilitação otimizada com melhor controle da dor e com menor tempo de internação hospitalar. Com o acompanhamento ininterrupto do paciente, aumenta a segurança do procedimento, pois se torna possível a antecipação às complicações e intercorrências inerentes a um procedimento cirúrgico de grande porte que podem retardar ou dificultar a reabilitação funcional.

“O resultado desta nova abordagem é a maior integração de toda a equipe de saúde envolvida na cirurgia do paciente, tornando a cirurgia mais segura e eficiente. Assim, conseguimos conscientizar melhor o paciente a respeito da cirurgia; investigamos e tratamos as doenças associadas como anemia, infecção urinária, infecção de cavidade oral; diminuímos a perda sanguínea durante a cirurgia, através do uso de medicamentos que controlam o sangramento, bem como o uso de menores vias de acesso; fazemos prevenção de náuseas, vômitos e mal-estar no pós-operatório”. Relatou o Dr. Raul Almeida.

Outra etapa fundamental é o manejo da dor no pós-operatório. “Realizamos a infiltração do sitio cirúrgico e o bloqueio de nervos periféricos no final da cirurgia de forma a proporcionar um controle eficaz da dor no pós-operatório. Isto facilita a reabilitação com mobilização precoce do leito e início da deambulação nas primeiras 6 a 8 horas após a cirurgia diminuindo assim o risco de trombose. O paciente sente-se seguro e confortável para andar, tomar banho de chuveiro e ir para casa. O resultado desta nova abordagem da Artroplastia total do quadril foi o fortalecimento do conceito de trabalho em equipe, a diminuição das complicações clinico-cirúrgicas, o aumento do índice de satisfação do paciente com reabilitação acelerada e redução do tempo de internação hospitalar”, destacou o ortopedista Raul Almeida.

O trabalho pioneiro no país possibilitou ao ortopedista Raul Almeida o convite para participar das “VI Jornadas da Secção da Anca”. Ele vai representar o Brasil no evento, que vai ser realizado no dia 17 de maio, em Lisboa-Portugal. Convidado pela Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia, ele vai palestrar sobre o protocolo Fast Track Surgery para Artroplastia de Quadril, que é a substituição articular com prótese total do quadril.

SOBRE ARTROSE

A artrose do quadril é uma doença degenerativa crônica e progressiva, que causa desgaste da articulação entre a pelve e a cabeça do fêmur. Caracteriza-se por dor e limitação funcional crescente para atividades básicas do dia-dia. O tratamento padrão para a artrose em fase leve a moderada é feito com medicamentos para dor, uso de medicação para cartilagem, infiltração articular, fisioterapia e mudança dos hábitos de vida, como: perder peso e fazer fortalecimento muscular. Quando o tratamento medicamentoso é incapaz de controlar a dor, indica-se a substituição articular com prótese total do quadril. Também conhecida como “artroplastia de quadril”, o procedimento tem sido realizado em São Luís através do protocolo Fast Track Surgery que é uma técnica de reabilitação acelerada do paciente.

A PESQUISA

O estudo foi desenvolvido na Dinamarca, inicialmente, na especialidade de colo-proctologia com redução das complicações, diminuição do tempo de internação hospitalar e otimização da reabilitação funcional. Após o sucesso do protocolo na especialidade de colo-proctologia, a metodologia foi aplicada a outras especialidades. Dentre elas destacou-se nas cirurgias de Artroplastias do quadril e joelho.

No hospital UDI, o protocolo é realizado desde o início de 2017 para as cirurgias de artroplastia total do quadril e de artroplastia total do joelho com excelentes resultados. O resultado parcial do trabalho foi apresentado no Congresso Internacional de Cirurgia do Quadril em Porto-Portugal em junho de 2018 e recebido com grande satisfação pelos organizadores do evento. Devido à grande repercussão positiva do trabalho o Dr. Raul Almeida foi novamente convidado a participar de um novo evento sobre cirurgia do quadril, sendo que desta vez o convite partiu da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT). “O Estado do Maranhão pode ficar orgulhoso deste estudo, pois ele representa inovação e vanguarda da área de saúde do Brasil e do mundo”, concluiu o médico.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens