Fechar
Buscar no Site

Texto do Pr. Ivan Moutinho, publicado na PG do dia 13/12/2020

O CONHECIMENTO DO POVO DE DEUS
“- O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.” (Oséias 4:6)
O  conhecimento que se tem sobre o profeta Oséias, é escasso. Era nortista e único profeta do reino do norte (Israel), cujo escritos chegaram até nós. Baseado no capítulo sete, sugerem que Oséias era um padeiro (vs. 06 … ) e pelas referências do livro à agricultura, sugerem, também, que tinha alguma ligação com o solo. Com relação ao seu caráter denota-se o seu amor pela humanidade, amava a sua nação e a história do seu povo. Evidencia-se, também, o seu amor à sua esposa, mesmo vivendo uma tragédia doméstica, mas, que o fez se encontrar com Deus.
Oséias viveu em tempo de turbulência nacional. Tempo da divisão do reino do norte (Israel) e do Sul(Judá), tempos de violência, usurpação e confusão dos reinados seguintes. Tempo de divisão e domínio pelos Assírios. Jesus diz que todo reino dividido contra sim mesmo é devastado; e toda cidade, ou casa, dividida contra si mesma não subsistirá. (Mateus 12:25). É inquestionável que a união faz a força  e que juntos prevaleceremos.
Não é raro, mesmo em lares cristãos, contendas, confusão, desapego, desamor que culminam em violência doméstica, separações e distanciamento entre casais e entes queridos. Qual o seu ponto de vista com relação a divórcios e separações que acontecem, principalmente, no meio daqueles que dizem seguir a cristo? É natural? Normal? Podemos até pensar que é natural, pois naturalmente somos pobres e miseráveis pecadores; mas nunca, em tempo algum, devemos ver como normal, afinal, não faz parte da norma ordenada por Deus.
O que se deve conhecer para evitar a divisão no lar? Embora não seja nenhum segredo, temos que repetir muitas vezes, que a harmonia, diálogo, bons modos, mantém os bons relacionamentos como vacina no corpo da família, que protege do vírus da inimizade. Precisamos dizer, ainda, que nossos relacionamentos devem ser convergentes, e que nós mesmos não somos o centro dessa convergência, mas Deus deve ser a única referência e Cristo, o nosso conselheiro e condutor no dia a dia. Ora, se Deus é a única referência, precisamos conhecê-lo pessoalmente, e se Cristo é o conselheiro devemos conhecer os seus ensinos. Jesus ensina quando nos reporta ás escrituras em Oséias 6.6,  “- Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento. (Mateus 9:13). Precisamos lembrar sempre disso.
O tratamento de Deus não é com os “bonzinhos”, pelo contrário, ele veio chamar os pecadores arrependidos. Estudiosos das escrituras dizem que Oséias era o mais evangélico dos profetas menores, pois embora pregando firmemente contra os pecadores de Israel, Judá, reis e governos, ele apresenta a graça de Deus como solução.
O princípio bíblico é o mesmo, desde que o mundo é mundo, e a graça é manifesta presencialmente em Cristo Jesus nosso Senhor. Ele é a maravilhosa graça de Deus para o pecador que se arrepende. “Tornemos para o Senhor, Ele nos despedaçou, mas nos sarará, fez a ferida, mas a ligará, nos dará vida depois de dois dias e no terceiro dia nos ressuscitará, e viveremos diante Dele. Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor.” (Oseias 6.1-3). Ei … aqui vemos nitidamente a pregação do evangelho da graça estampada em Jesus quando Ele diz: vinde a mim todos vós que estais cansados, aprendei de mim, que sou manso e suave de coração. Jesus foi despedaçado em nosso lugar, e,  outro profeta, Isaías (53.5), registra que pelas suas pisaduras fomos sarados. Jesus foi ressuscitado ao terceiro dia e agora por causa da Graça Salvadora,  podemos viver com Ele eternamente.
Rejeitar o conhecimento implica ser rejeitado por Deus e ser destituído do privilégio do sacerdócio que é real e santo (I Pedro 2:5 e vs 9). O texto em Oséias 4.6, não se refere meramente ao conhecimento intelectual, que não impede do homem viver na iniqüidade, perjurar, mentir, matar, furtar, adulterar, assaltar, arrombar e homicídio sobre homicídio. Se esquecermos dos mandamentos de Deus, Ele esquecerá dos seus filhos. Mas ao pecador arrependido Deus estende o seu perdão e a graça, pela qual somos salvos. Assim, escaparemos de ser destruídos como  individuo, família e igreja, prevalecendo juntos com Cristo Jesus, nosso Rei.
Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon – MA

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens