Fechar
Buscar no Site

Nelin Vieira divulga livro com amplo perfil biográfico do sindicalista Carneiro Sobrinho

Nelin Vieira está às voltas com a divulgação de seu mais novo livro, ‘Carneiro Sobrinho: Vida, Sindicalismo e Discursos”, lançado ano passado em Arari


O jornalista e escritor Nelin Vieira está às voltas com a divulgação de seu mais novo livro, intitulado ‘Carneiro Sobrinho: Vida, Sindicalismo e Discursos”. Esta obra é uma biografia do sindicalista arariense Carneiro Sobrinho, destacando sua atuação no movimento sindical, em São Luís, nos cargos de juiz classista nos Tribunais Regionais do Trabalho do Maranhão e Ceará, e conselheiro na 19ª Junta de Recursos da Previdência Social do Maranhão.
Lançado em novembro de 2024, o livro ‘Carneiro Sobrinho: Vida, Sindicalismo e Discursos’ traça um amplo perfil biográfico do sindicalista José de Ribamar Carneiro Sobrinho, maranhense, natural da cidade Arari.
Carneiro Sobrinho, na juventude, marcou época como locutor do serviço de alto-falantes Voz de Arari, fundado pelo padre Brandt e Silva, foi gráfico no Jornal do Dia que, a partir de 1º de maio de 1973, passou a circular com o nome de ‘O Estado do Maranhão’. Ele é sindicalista, jornalista, advogado, juiz classista aposentado e titular-fundador das academias Arariense-Vitoriense de Letras e Arariense de Letras, Artes e Ciências.
“Sua vida pessoal, familiar e profissional têm sido uma corrente de inesquecível e cristalino valor, pontilhada de muita beleza. Orador de refinadas palavras que, por diversas vezes foi indicado para saudar altas personalidades, no Brasil e no exterior. E assim o fez com muita competência ao saudar o presidente Ernesto Geisel em nome da classe dos dirigentes sindicalistas, no Palácio do Planalto, em Brasília. Na saudação que fez ao governador João Castelo, por ocasião do lançamento da Pedra Fundamental da Casa do Trabalhador, em São Luís e ao presidente Figueiredo, quando de sua inauguração. Na Capital Federal, também teve a honra de falar para o seu conterrâneo, o presidente José Sarney, em nome dos magistrados classistas do Brasil”, escreve Nelin Vieira no livro de sua autoria.
Com 283 páginas, o livro ‘Carneiro Sobrinho Vida, Sindicalismo e Discursos’ tem prefácio assinado pelo escritor João Francisco Batalha. Nelin Vieira nasceu em São Mateus do Maranhão, em 1957. É jornalista e contista. Graduou-se em Comunicação Social em 2002, pela Universidade Ceuma, com habilitação em Publicidade e Propaganda, e é pós-graduado em Jornalismo Cultural pela UFMA – Universidade Federal do Maranhão (2007).
Como contista e jornalista Nelin Vieira já colaborou com os principais jornais e revistas do Estado do Maranhão. É sindicalista desde 1985, e ocupa o cargo de presidente do Sindicato dos Securitários do Estado do Maranhão. Também é membro da Federação Nacional dos Securitários e da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito. Foi juiz do Tribunal Regional do Trabalho, como representante dos trabalhadores (1998/2001) e conselheiro da 19ª Junta de Recursos da Previdência Social do Estado do Maranhão, de 2005 a 2018.
É fundador do jornal são-mateuense O Tamburi e membro das Academias de Letras de Arari, Magalhães de Almeida e da Academia Literária do Maranhão (ALMA). É autor também do livro ‘O centésimo emprego de Seu Lelé Bristol’ (contos).

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens