Fechar
Buscar no Site

2025: ano do centenário de nascimento do Padre João Mohana no Maranhão

O médico, sacerdote e escritor João Mohana receberá homenagens em diversas instituições


O ano de 2025 marca o centenário de nascimento de uma das maiores personalidades da Cultura, da Religião, da Educação e da Medicina no Maranhão: João Miguel Mohana, mais conhecido como Padre João Mohana. Para celebração destes cem anos, uma vasta programação está sendo montada pela Academia Maranhense de Letras (AML), da qual era membro.
Outras instituições também estão se associando, e o sobrinho José Antônio Mohana, que cuida da preservação da sua memória, acredita que estas iniciativas são plenamente justificáveis, pelo que o Padre Mohana representa para os maranhenses.
Além dos seus sermões pronunciados aos domingos na Igreja da Sé, e em outros templos para onde era convidado, Padre Mohana exerceu grande influência em pessoas de todas as gerações, dentro e fora do Maranhão, pelos livros que escreveu: romances, psicologia, religião, sexualidade, bem como peças teatrais.
A sua estreia como escritor, em 1952, com o livro O Outro Caminho, teve uma grande repercussão nacional, pois recebeu da Academia Brasileira de Letras (ABL), o Prêmio Coelho Neto, e depois vieram dezenas de outros títulos lançados pelas editoras Loyola, Agir e Paulinas, alguns deles publicados, além do português, em inglês e espanhol.
José Antônio Mohana diz que a programação em homenagem ao tio está sob os cuidados do presidente da Academia Maranhense de Letras, Lourival Serejo, e várias instituições estão oferecendo contribuições para enriquecer a programação, como é caso da Secretaria Municipal de Cultural, que vai dar seu nome à Feira de Livros deste ano, Arquidiocese de São Luís, Universidade Federal do Maranhão e outras.
Ele acredita que outras iniciativas podem vir tanto parlamento estadual quanto municipais (de São Luís, onde viveu maior parte de sua vida; Bacabal, onde nasceu, e Viana, onde passou a adolescência a juventude), e até das bancadas federais na Câmara e no Senado. “Todas essas iniciativas são bem vindas”, diz.
Apesar de ter se destacado como sacerdote, escritor e orientador espiritual, Padre Mohana formou-se primeiro em Medicina, atendendo a um desejo do pai, Miguel, e só após a morte deste, seguiu sua verdadeira vocação.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens